Uma transformação digital verdadeira percorre todo o caminho no negócio, do cliente até o núcleo da empresa. E isso inclui um aspecto muitas vezes negligenciado: o local de trabalho em si. A inovação nas empresas é uma preocupação constante de muitos líderes.

Sim, a modernização dos sistemas de TI e a revisão dos processos de negócios são iniciativas cruciais para a inovação nas empresas. Mas tais iniciativas colocam em evidência uma questão do ovo e da galinha que muitos CIOs devem se esforçar para resolver: que uma boa experiência do cliente requer primeiro uma boa experiência de trabalho na forma de um ambiente de trabalho inovador.

Um ambiente de trabalho inovador é aquele que integra tecnologias ao espaço de trabalho para aumentar a produtividade, automatizar tarefas repetitivas e criar uma cultura de inovação nas empresas.

Pare te ajudar a transformar o ambiente do seu negócio, fizemos este passo a passo de como implementar uma cultura de inovação nas empresas sem comprometer a rotina e a produtividade! Vamos lá?

Passo 1: Entenda as razões para a transformação

Uma organização não pode ser transformada com sucesso sem alguma clareza quanto às razões pelas quais a mudança é necessária. Transformação é um processo doloroso que exige comprometimento do nível executivo para fazer com que isso aconteça.

Como tal, cabe à liderança identificar com clareza as razões para a transformação. É fundamental evitar declarações genéricas sobre querer tornar-se uma empresa mais inovadora.

A liderança deve ser clara sobre como o mundo está mudando, as principais tendências que estão afetando seus negócios e como planejam usar a inovação nas empresas para responder. Esta tese servirá então como o verdadeiro norte do trabalho de transformação da cultura de inovação, o que nos leva ao próximo passo…

Artigo relacionado: conheça as 6 tendências que impulsionam o Big Data.

Passo 2: Defina a visão para inovação nas empresas

Seu plano de local de inovação nas empresas deve estar alinhado às metas de negócios e transformação digital — e responder claramente à necessidade de reformular seu ambiente de trabalho. 

É fundamental trabalhar em estreita colaboração com as partes interessadas para modelar o plano e executar as mudanças. E isso deve incluir os gerentes de negócios, de RH e de operações. Tenha em mente a demografia do local de trabalho e o impacto potencial que essas alterações terão.

Não escolha plataformas de tecnologia até que você alcance clareza e concorde com os propósitos e objetivos do local de trabalho digital. Isso consumirá um orçamento significativo, por isso, lembre-se de obter o buy-in do restante da diretoria.

Passo 3. Estabeleça uma estratégia de inovação

Em seguida, estabeleça um roteiro e um plano para coordenar as iniciativas de local de trabalho digital em marketing, vendas, suporte ao cliente, manufatura, RH e TI. Exemplos de perguntas a serem feitas incluem:

  • Como você explorará várias tecnologias para aumentar os níveis de engajamento dos funcionários e apoiar as iniciativas digitais de sua empresa?
  • Como você pode criar espaços de trabalho que aumentam a criatividade dos funcionários e permitem oportunidades formais e ad hoc de colaboração?

Certifique-se de fazer sua lição de casa, pois isso requer uma compreensão clara de como as pessoas trabalham e quais melhorias são previstas para a inovação nas empresas.

Passo 4: Crie a estrutura para permitir a experimentação

Empresas inovadoras e bem-sucedidas dão tempo para seus funcionários se afastarem de suas tarefas diárias, para trabalhar em projetos da empresa que não estejam diretamente relacionados ao seu trabalho. 

O Google é conhecido na comunidade de tecnologia pela sua “regra dos 20%”, que dá aos funcionários um dia por semana para seguir suas paixões (ou seja, 20% do seu tempo de trabalho semanal).

Quando a inovação é adiada por muito tempo, as empresas definham — basta olhar para a queda da Microsoft como gigante da tecnologia devido à sua incapacidade de inovar.

Ver a inovação como um gerenciamento de ideias é muito mais eficaz do que vê-la apenas como comercialização. Na visão de comercialização, a única maneira de vencer é ter uma ótima ideia, proteger ela e trazê-la ao mercado.

Na visão de gerenciamento de ideias, você ganha identificando e executando grandes ideias. Elas não precisam ser novos produtos; as ideias podem ser simplesmente novas formas de fazer as coisas ou novos modelos de negócios. 

Passo 5. Planeje a mudança organizacional necessária

As iniciativas de inovação no local de trabalho geralmente exigem mudanças consideráveis ​​nos processos internos, estruturas departamentais, cultura e comportamentos. Avalie as novas habilidades e competências necessárias e desenvolva um plano para treinar ou contratar pessoal que as possua.

Você deseja identificar líderes de gerenciamento de mudanças que podem antecipar e mitigar os obstáculos antes que eles se tornem problemas.

Integre tecnologia digital em fluxos de trabalho e defina regras, como padrões de tecnologia, diretrizes de uso, controle de informações e práticas recomendadas. Trabalhe com executivos seniores para que eles possam ouvir e se envolver com os funcionários.

Passo 6: Implemente as tecnologias adequadas

Os funcionários querem que os softwares da empresa sejam tão “inteligentes” e atraentes quanto os que eles usam em suas vidas pessoais. Eles querem que a informação e a análise sejam contextualizadas e entregues no momento da necessidade.

Nesse sentido, você deverá implementar um sistema de compartilhamento de arquivos que permita acesso mobile fácil e sincronização em tempo real.

Considere assistentes virtuais que podem fornecer recomendações de conteúdo contextualizadas, suporte a decisões e conselhos. Você precisa unir todas as plataformas digitais em uma malha integrada que permite aos funcionários atender aos clientes.

Tudo isso pode parecer muito — não é atoa que as empresas tem dificuldade no processo. Por isso, contar com um parceiro focado em tecnologia para auxiliar nos passos acima é fundamental para a inovação nas empresas.

Aproveite e veja também como o Cloud Computing te ajuda a suportar a jornada para a inovação nas empresas, ajudando o negócio a crescer!