Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.
Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.

Segundo estimativas publicadas pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), o número de assinaturas de telefonia celular chegará a quase 7 bilhões no final deste ano. Isso significa que o número de celulares será quase o mesmo número de habitantes do mundo em 2013. Estes dados supõem que haverá uma penetração da telefonia celular de mais de 96% mundialmente, sendo 89% nos países em desenvolvimento e 128% nos industrializados.

A UIT ofereceu também dados recentes sobre a internet, afirmando que 39% da população mundial (2,7 bilhões de pessoas) navegarão pela rede até o final de 2013. A Europa continua sendo a região do mundo com maior número de pessoas conectadas, com uma taxa de penetração de 75%, muito acima dos 32% da Ásia-Pacífico e dos 16% da África. Fonte: G1 Tecnologia

2013 promete ser um ano de mudanças e avanços em muitas áreas. Infelizmente, apesar de todos os avanços, a pesquisa da UIT mostra que 4,5 bilhões de pessoas ainda continuam sem acesso à internet, ou seja, dois terços da população mundial.

Um dos planos dos governos poderia contemplar o desenvolvimento de um programa realmente efetivo de democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade, principalmente, a população mais carente. Diante de tantas transformações do mundo, essa não é uma ação impossível.