Adriano Tegani é gerente de serviços de mobilidade

Para cada dez aparelhos vendidos no mundo, três já são celulares inteligentes (smartphones). Essa tendência acompanha um movimento que estamos vivenciando – o do profissional que na busca por mobilidade – leva seu dispositivo pessoal (smartphone ou tablet) para dentro do ambiente corporativo. Até aí, nenhum problema. Mas, para o CIO, fazer a gestão de vários smartphones e tablets, não é uma tarefa fácil, pois essa iniciativa requer a integração desses dispositivos à rede corporativa, coordenar atualizações frequentes de aplicativos e software e também manter o cuidado com a segurança dos dados da empresa e roubo dos aparelhos.

Com o avanço na demanda por internet móvel, tudo indica que os smartphones serão os principais dispositivos de acesso à internet: o volume de vendas mundiais superou o de PCs pelo 3° trimestre consecutivo.

Porém, a venda de tablets também está muito aquecida. No terceiro trimestre deste ano foram vendidos em todo o mundo 16,7 milhões de tablets, o que representa um crescimento de 280% sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com Strategy Analytics, a demanda por esses dispositivos móveis permanece alta tanto nos países desenvolvidos quanto nos emergentes.

Por isso, o gestor de TI terá um grande desafio pela frente – ao absorver para seu ambiente um número cada vez maior de dispositivos móveis – os quais os profissionais e executivos já não conseguem viver sem.