Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.
Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.

O ano de 2014 promete ser atribulado e com prazos apertados. Carnaval no mês de março, Copa do Mundo e Eleições no segundo semestre, entre outros feriados, deixam o ano mais curto para as empresas. Além de adiar os negócios e decisões importantes, esses eventos podem conturbar as rotinas dos colaboradores nas companhias. Os feriados previstos no calendário não são muitos, mas com a chance de tornar “feriado nacional” os dias de jogos da seleção brasileira, os dias de folga podem aumentar.

Se por um lado as pessoas esperam ansiosamente por um feriado prolongado para descansar e viajar com a família, por outro lado a semana que antecede as folgas tende a ser mais corrida e, consequentemente, mais estressante.

O que fazer para o descanso não virar dor de cabeça? Planejar pode ser uma boa saída.

Ok, sabemos que a correria e as reuniões de última hora podem fazer seus planos irem por água a baixo em questão de segundos.

Mas o fato de você procurar uma maneira de se organizar, com certeza amenizará o seu estresse e trará bons resultados. Por exemplo: se a empresa em que você trabalha funciona com compensação de horas, comece a pagar desde o início do ano. Também é imprescindível ficar atento ao seu volume de trabalho. Se na semana do feriado as demandas aumentarem, fique um pouco mais do que o habitual.

Se a empresa em que você trabalha já tem um calendário de recesso definido, fica mais fácil organizar suas tarefas, afinal, levar serviço pra casa não é legal e retornar de um feriadão com trabalho acumulado também não é a melhor coisa. Portanto, planeje-se!

O papel dos gestores e líderes nos cronogramas de folgas e feriados é super importante, dividir o trabalho sem sobrecarregar um colaborador não é tarefa fácil, por isso, tudo deve ser feito com muita cautela.

Na hora de dividir as escalas, uma boa conversa também ajuda. Sabemos que satisfazer a todos é difícil, mas não impossível. Se conseguir definir o cronograma e escalas de trabalho de uma maneira tranquila, a relação de harmonia também ajudará no dia a dia dos colaboradores.

Portanto, organize-se e curta seus feriados sem ficar pensando no trabalho. Afinal, tem hora pra tudo, inclusive, pra diversão.

Bom Carnaval!