Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

Estudo realizado pela Tata Consultancy Services – TSC indica que a nuvem está ganhando espaço na estratégia corporativa, especialmente na América Latina. A instituição ouviu 600 gestores de TI de organizações em todo o mundo, com receita superior a 1 bilhão de dólares, e identificou que empresas latino-americanas são as que mais apostam no modelo: 39% já têm aplicativos na cloud. (Fonte: CIO)

Por mais incrível que isso possa parecer, talvez seja a primeira vez que temos esse tipo de notícia onde mostra que os Estados Unidos estão atrás de outros países em adoção de uma nova tendência. Em uma primeira análise simplista, podemos afirmar que a “neurose” por segurança do americano pode ter levado a isso e atrasado a adoção de cloud-computing nas empresas.

Por outro lado, o espírito mais ávido por novidades do latino (especialmente dos brasileiros) é um fator de “early-adoption”. Esta diferença de adoção do cloud-computing deve diminuir com o passar do tempo, quando o americano se sentir seguro com relação a essa tecnologia.

Por enquanto, deixam as “cobaias” testarem e quando acharem que tudo está estável, passarão a adotar e até forçar o padrão no mercado americano.

De qualquer maneira, os fabricantes de dispositivos de armazenamento, assim como os data centers, devem estar comemorando esta nova tendência.