Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.
Rose Oliveira é gerente administrativa do Grupo Binário.

A cada dia uma nova tecnologia surge para facilitar nosso cotidiano, otimizar nossas rotinas ou criar métodos mais transparentes e simples para o trabalho. O eSocial é uma destas tecnologias, e, na verdade, já está presente em nossas vidas há algum tempo. Mas… Você sabe o que exatamente é este conceito e o que ele representa para o mercado?

O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial – é uma folha de pagamento digital e faz parte do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), lançado pelo governo em 2007. Todas as empresas são obrigadas a adotar o eSocial, não importa o porte: de Microempreendedor Individual até as grandes empresas, a ferramenta deverá ser utilizada por todas!

O eSocial permite que as empresas enviem de forma digital todas as informações relacionadas aos seus empregados, visando a unificação do envio de nove obrigações trabalhistas, entre elas o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a Declaração de Imposto de renda Retido na Fonte (Dirf), Guia de Recolhimento do FGTS e informações a Previdência Social (GFIP).

O objetivo dessa implementação é reduzir a burocracia para as empresas, facilitando a fiscalização das obrigações das companhias, como, por exemplo: leis fiscais, tributárias, previdenciárias e trabalhistas. Para o Governo, a entrega única das obrigações facilitará a busca e análise de irregularidades, como prazos desrespeitados, erros e declarações incoerentes, tornando a fiscalização mais acirrada.

Com a adoção e adequação do projeto, a concorrência entre as empresas acontecerão de maneira mais ‘leal’, pois as companhias que atuam de forma ilegal, oferecendo, por exemplo, preços muito inferiores em produtos e/ou serviços aos praticados no mercado, não conseguirão mais atuar.

Para o mercado de TI, a obrigatoriedade do eSocial, que deve entrar em vigor a partir de junho de 2015, traz novas oportunidades, pois as empresas que ainda não adotaram sistemas para atender as novas exigências trabalhistas, estão em busca dessas soluções. Em pesquisa realizada durante um evento do setor, 47% dos entrevistados afirmaram ter investimentos planejados para aquisição dos novos softwares para garantir a perfeita adequação de seus processos.

O prazo é curto, esteja preparado para essa mudança!

 

Fontes: http://bit.ly/1lsk9vC
http://abr.ai/1lyJF0I
http://bit.ly/1ju7S42