Marco Wasser é gerente da Divisão de Data Center do Grupo Binário
Marco Wasser é gerente da Divisão de Data Center do Grupo Binário

Um dos assuntos mais abordados atualmente é a conta de luz. Todos comentam sobre o consumo e o custo da energia elétrica e tentam fazer algo para tornar a operação mais econômica e eficiente. Mas por que não repensamos a economia em eficiência?

Pensando em nossa vida diária no lar, tentamos salvar alguns quilowatts quando apagamos a luz do corredor durante a noite, tiramos o micro-ondas da toma, desligamos o freezer, modem, TV e tudo mais que tiver ao menos um LED aceso.

Todas essas ações podem até ser econômicas, mas sua eficiência é questionável. Ao invés de desligar tudo, podemos usar lâmpadas de baixo consumo ou ainda inspecionar a geladeira para dar fim aos produtos vencidos e consumir o que está no freezer. Assim, você poderá ter o conforto das luzes acesas sempre que precisar e o freezer e a geladeira operando com menor potência.

Estas ações simples definem o uso da energia consciente e eficiente, reduzindo seu custo. O mesmo deve ser aplicado, guardadas as proporções, a um data center. A eficiência pode ser bem mais simples do que parece.
Evidente que desligar equipamentos que não estão em uso colabora para a economia de energia, mas esse tipo de ação deve ser alinhada ao uso eficiente da eletricidade, pois isso trará sustentabilidade ao negócio.

Na maioria dos casos, o principal vilão do consumo de energia de um data center é o sistema de refrigeração (famoso ar-condicionado). Os gestores ainda acreditam que “congelar” o ambiente é o ideal, com temperaturas máximas entre 15 e 18 graus célsius, ignorando as necessidades e especificações dos equipamentos lá instalados.

Analisar o ambiente como um todo, desde o layout até disposição dos racks, o consumo de energia e dissipação de calor de cada equipamento e sua temperatura ideal de funcionamento, é essencial para ajustar os parâmetros de refrigeração de forma correta.

Um ambiente bem regulado resulta em otimização, melhorando o PUE (Power Usage Effectiveness) e reduzindo os custos operacionais.