A nuvem oferece características importantes para a gestão de uma empresa. A simplicidade e a elasticidade são alguns dos pontos a serem considerados

Do lado das empresas de tecnologia, o questionamento é sobre conseguir impor o novo formato frente aos desafios que a área enfrentará nos próximos dias. O modelo tem o peso do investimento inicial, mas garante ganhos.

E agora, vale ou não apostar no cloud computing?

A nuvem não trouxe apenas vantagens operacionais de redução de custos ou otimização de processos e tarefas, mas mudou a velocidade com que as empresas fazem a gestão do seu negócio – como aproveitar melhor as oportunidades do mercado.

A ideia é a de um cenário perfeito… Mas não é bem assim que tudo funciona. Entenda!

Cloud Computing – o que é

A computação em nuvem é uma precursora no que diz respeito ao surgimento do Big Data. As maiores vantagens são frente as implantações físicas tradicionais, que são formadas por arquiteturas antigas, pesadas, grandes e caras.

De forma simplificada, a cloud computing é a entrega de todos os serviços de computação (como servidores, armazenamento, bancos de dados, redes) na internet, através do que é chamado de nuvem (cloud).

As empresas que oferecem esses serviços são as Cloud Providers.

O fato é que o assunto é considerado novo, sendo que os primeiros serviços de computação em nuvem têm apenas uma década de existência.

Pelo lado dos benefícios, as empresas que apostaram nessa tecnologia tiveram ótimos resultados financeiros, econômicos e produtivos.

Os principais desafios de Cloud Computing

Com a alta velocidade já disponível no mercado, mover os dados para a nuvem é um grande avanço. Por outro lado, há alguns pontos que ainda precisam ser considerados e são verdadeiros desafios para o setor, confira!

Acesso à internet

Esse talvez seja o principal desafio da computação na nuvem porque mesmo com o crescimento do acesso na web, algumas regiões ainda têm pacotes de dados com preços elevados e que funcionam com falhas.

Ainda que não seja o que se espera, a nuvem pode demorar um pouco mais para se desenvolver.

Esse é um desafio se considerar a internet 5G, que tem a ver com a Internet das Coisas. Essa globalização do assunto faz com que o acesso à internet seja importante para consolidar a nuvem. Vamos falar mais disso no final do artigo!

Segurança dos dados

Essa é uma preocupação da área, mas não é tão real já que o Cloud Computing cresce de forma saudável ano a ano.

O que preocupa, de fato, é o ataque dos hackers, que são capazes de invadir os sistemas e assumir controle sobre as infraestruturas de TI.

O que se sabe é que as companhias fornecedoras de serviços na nuvem melhoram seus serviços todos os dias para garantir a segurança dos arquivos. Saiba como manter o acesso seguro.

Para se ter uma ideia, atualmente, podemos exemplificar o armazenamento em nuvem como um quebra cabeça de 100 peças. Ao guardar arquivos na nuvem, seu dado é “quebrado” em várias peças, sendo que cada uma fica em um servidor…

Assim, ainda que um hacker acesse a informação, ele terá apenas um centésimo do todo.

Outro ponto importante é sobre a recuperação de arquivos, que funciona muito bem na nuvem. Se você perde um arquivo, pode recuperá-lo logo em seguida.

Entenda que a nuvem é segura, mas esse assunto continua sendo um desafio, já que as empresas tem se especializado cada vez mais em garantir todo suporte necessário aos clientes.

Migração para o Cloud Computing

A adoção da nuvem ainda é um transtorno para muitas empresas – mesmo com o ganho produtivo.

Mas, para que o processo não seja traumático, as empresas podem contratar equipes especializadas que acompanhem a migração dos dados de forma segura. Uma dessas empresas é a Binário Cloud.

Se você também considera essa transição, saiba que existe o serviço Binário Cloud Broker, que simplifica todo o processo. 

Saber quais as informações que você vai migrar para a nuvem também é importante e pode garantir o sucesso na migração. E saiba também como migrar para Public Cloud sem afetar a segurança da sua empresa.

Regras de licenciamento

O tipo de licenciamento que a empresa possui também é importante e precisa ser estudado.

Alguns fabricantes de software possuem licenças especificas para cloud ou on-premise. Uma alternativa é buscar um provedor que aceite que você tenha uma determinada solução em Data Center, conforme sua necessidade.

Aqui, vale a mesma ideia para os sistemas que necessitam de hardwares ou softwares específicos para funcionarem da forma correta.

Antes de adotar a nuvem, vale a pena chegar essa informação – como o sistema aceita ser virtualizado e quais os requisitos exigidos?

Custo do Contrato

Normalmente, os contratos são de longo prazo e as empresas precisam estimar uma taxa de juros para o futuro, considerando a média dos financiamentos.

Além disso, o investimento inicial tem um custo, o CAPEX.

Assim, querendo ou não, as empresas de tecnologia precisam dispor de recursos próprios ou de crédito para financiar os investimentos. Isso se torna um problema para os pequenos empreendimentos.

Problema que deve ser solucionado no futuro, com a democratização da nuvem.

O que esperar do Cloud Computing para o futuro?

O futuro do cloud computing tem a ver com o armazenamento de arquivos em nuvem, o que mudou toda a estrutura dos próprios servidores, que eram formados por máquinas e equipamentos grades e caros.

Com o tempo, o cloud tornou o gerenciamento dos escritórios menos complexo. Isso se soma ao fato de que os responsáveis por TI encontraram soluções e alternativas para tirar o máximo da tecnologia disponível.

Fazendo esse paralelo com a história do cloud, os especialistas esperam que nos próximos anos seja de consolidação. Isso significa que as empresas vão buscar esse investimento na nuvem de forma mais assertiva.

Do lado da performance, a nuvem torna a empresa mais produtiva.

Cloud Computing e a Internet das Coisas

Para o futuro, os especialistas esperam que a nuvem esteja preparada para receber o que é chamado de Internet das Coisas (IoT).

A IoT vem da ideia de ter uma conectividade alta, que vai partir da internet 5G no mundo todo. Logo, os dados gerados e armazenados serão mais ágeis.

É como se a cloud computing já estivesse pré-definida para empurrar a internet das coisas. Isso porque essa modalidade depende de comunicações, dados, processos, máquinas e dos seres humanos – que devem estar tudo conectado.

IoT, para quem não sabe, é uma interação que existe entre as pessoas e qualquer outra coisa, literalmente. Pode ser um objeto ou um carro, como já está sendo testado. Para existir essa conexão é necessário que os dispositivos estejam ligados em rede.

A partir disso, nota-se que as empresas vão precisar investir em ferramentas como as informações de segurança e gerenciamento de eventos. Os sistemas de detecção de malware também serão fundamentais para a defesa para a segurança cibernética.

Fica claro que a nuvem será extremamente importante para o futuro e deverá oferecer serviços robustos para empresas que não podem implantar medidas seguras e completas.