Camila Inácio é Especialista Pré Vendas
Camila Inácio é Especialista Pré Vendas

Você sabe o que é Deep Web (Web Profunda, em tradução livre)?

É todo conteúdo web que não pode ser encontrado por sites de busca, como Google, Bing e Yahoo, e demais websites convencionais de redes sociais, conteúdo (notícias), e-commerce e outros sites da chamada camada Surface Web.

A Deep Web pode ser comparada ao mar, já que, quanto mais profundamente se mergulha, mais informação encontra, mas não aquela facilmente encontrada na superfície, ou seja, no universo que é possível vasculhar via sites de buscas.

E há muita informação nesta camada mais profunda; pesquisas feitas por universidades norte-americanas indicam que a Surface Web corresponde a apenas 4% do conteúdo global existente em toda a Internet.

Agora vem a curiosidade: como acessar o conteúdo da Deep Web, e o que pode ser encontrado?

Existe um programa especifico para ajudar nas pesquisas por estes conteúdos, que permite encontrar todo tipo de material, legal ou ilegal, incluindo filmes, livros, fóruns para troca de imagens “pesadas”, compra e venda de drogas, entre inúmeros outros itens.

Não é preciso dizer que em mãos erradas e mal utilizadas estas informações podem trazer vários riscos à sociedade, mas há os benefícios deste canal de dados tão profundo: por exemplo, é a Deep Web o caminho utilizado, muitas vezes, para que órgãos investigadores encontrem pistas ou provas de crimes virtuais.

Conhecimento para o bem e para o mal nas profundezas da Internet!