Data Literacy: por que ele é importante para a sua empresa?Em tempos de Big Data, muito se discute sobre Data Literacy. Enquanto a discussão é recente, sua importância remonta aos tempos em que empresas realizavam pesquisas por telefone para medir a satisfação do cliente.

Você certamente sabe como elas funcionavam: um atendente ligava em uma hora que o cliente não queria, fazendo perguntas que o cliente não desejava responder. Ou então, bots deixavam a famosa mensagem “pressione uma nota de 1 a 10 para avaliar o atendimento” — este último, inclusive, ainda é possível ver nos dias de hoje.

Poucos clientes acabam respondendo essas pesquisas, o que deixavam os gerentes com uma amostra pequena de dados sobre os quais basear suas decisões. Eles estavam caindo em uma armadilha comum: a crença de que alguns dados são melhores que nenhum.

O problema é que dados sem qualidade podem fazer mais mal do que bem. É aqui que entra o Data Literacy.

O que é Data Literacy?

As respostas sobre as quais esses gerentes basearam suas decisões estavam longe de ser estatisticamente significativas e provavelmente teriam ficado melhor se adivinhassem o que os clientes queriam.

No momento em que os dados são vistos como a força vital das organizações. É fundamental que as empresas ajudem seus funcionários a usá-los corretamente. Afinal, os gastos com Big Data e produtos de análise devem superar os US $ 200 bilhões até 2020. Para obter o máximo desses investimentos, as empresas devem instruir seus funcionários a usar os dados adequadamente.

Então, o que é Data Literacy? No contexto de uma empresa, é a capacidade dos funcionários obterem insights significativos dos dados e aplicarem essas informações de uma maneira que beneficie a organização.

A maioria das empresas tem pelo menos um punhado de analistas de dados que extraem insights em nome da empresa, mas o Data Literacy, traduzido como “alfabetização dos dados”, acontece quando a maioria dos funcionários tem os dados na ponta dos dedos.

Qual a importância do Data Literacy?

Em simples português, o Data Literacy significa que você sabe quais dados está acompanhando, por que está acompanhando, como ler esses dados e como usá-los para economizar ou ganhar dinheiro.

O Business Intelligence (BI) prevê exatamente.  Na sua essência, o software de BI é um programa de disputa de dados. Eles organizam todas as suas fontes de dados (de sites, dados de CRM, de e-mails, dados financeiros etc.) e permitem ver como essas fontes interagem — por exemplo, as vendas aumentaram quando você alterou as cores do site?

Porém, até que seus funcionários estejam familiarizados com os dados que sua ferramenta de Business Intelligence busca e o que fazer com eles, não saberão como desenvolver utilizar seu software de BI para o crescimento da empresa.

A pessoa com conhecimento de dados sabe quais devem acompanhar, onde estão armazenados e como eles se encaixam. Isso não é tudo que eles sabem, no entanto.

O Data Literacy é também uma maneira de pensar em termos de dados. A pessoa com conhecimento de dados não pensa apenas em termos genéricos, como, por exemplo, se as vendas aumentaram. Ela pensa em termos específicos: as conversões do website do primeiro trimestre entre as mulheres de 18 a 34 anos aumentaram como resultado dessa campanha de e-mail?

É como aprender uma língua estrangeira: você realmente não aprende uma nova língua até começar a pensar nela, além de falar ela.

Alcançar a alfabetização em dados tem vários componentes. Ferramentas e tecnologia fazem parte disso, mas os funcionários também precisam aprender a pensar criticamente sobre dados, para que possam entender quando são úteis e quando não são.

E, talvez mais importante, o Data Literacy requer uma cultura na qual os dados sejam valorizados por todos como um veículo principal para a tomada de decisões.

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