Camila Inácio é Especialista Pré Vendas
Camila Inácio é Especialista Pré Vendas

Segundo pesquisas do Gartner, a Internet das Coisas (IoT) – conceito que conecta ativos remotos e fornece um fluxo de dados entre eles e sistemas de gerenciamento centralizados – tem um efeito de transformação potencial no mercado de Data Centers, em seus clientes, fornecedores, tecnologias e modelos de marketing.

A consultoria estima que até 2020, a IoT incluirá 26 bilhões de unidades instaladas, criando novos desafios para todos os aspectos dos Data Centers. Os fornecedores de produtos e serviços vão gerar receitas adicionais superiores a US$ 300 bilhões – sua maioria, em serviços.

Este foi um dos assuntos discutidos durante a última Conferência de Infraestrutura de TI, Operações e Data Center, em São Paulo. Na ocasião, Henrique Cecci, diretor de pesquisa do Gartner, afirmou que “as implantações de Internet das Coisas vão gerar grandes quantidades de dados, que precisam ser processados e analisados em tempo real” e que “este processamento aumentará na proporção de cargas de trabalho dos Data Centers, fazendo com que os fornecedores tenham novos desafios de analíticos, segurança e capacidade”.

Diante deste cenário, a consultoria diz que os gerentes de Data Centersprecisarão implantar mais gerenciamento de capacidade preditivo nestas áreas para conseguirem atender proativamente às prioridades de negócios associadas à Internet das Coisas.

Confira algumas mudanças propostas pelo Gartner:

1- Segurança 

A crescente digitalização e automação dos milhares de dispositivos implantados em diferentes áreas dos ambientes urbanos modernos darão origem a novos desafios de segurança para muitos setores.

2-Empresa 

Os significativos desafios de segurança continuarão pelo fato de que o Big Data – criado a partir da implantação de inumeráveis dispositivos – aumentará, drasticamente, a complexidade de segurança. Isto, por sua vez, impactará nas exigências de disponibilidade, que também devem crescer, colocando processos de negócios em tempo real e, potencialmente, segurança pessoal em risco.

3- Privacidade do consumidor 

Como já acontece com os equipamentos de  medição inteligente e automóveis cada vez mais digitais, haverá um vasto volume de dados fornecendo informações sobre o uso pessoal dos dispositivos que, se não forem seguros, podem abrir caminho para violações de privacidade. Isto é um desafio, pois a informação gerada pela Internet das Coisas é essencial para trazer melhores serviços e o gerenciamento destes aparelhos.

5- Dados 

O impacto da Internet das Coisas no armazenamento tem duas vertentes em relação aos tipos de dados a serem armazenados: pessoais (de consumidores) e Big Data (de empresas). Dados serão gerados, na medida em que os consumidores usam Apps e os dispositivos continuam a aprender sobre eles.

6- Gestão de armazenamento 

O impacto na infraestrutura de armazenamento é outro fator que contribui para a demanda crescente por mais capacidade e um dos que deverá ser resolvido, pois estes dados se tornam mais presentes. O foco atual precisa ser na capacidade de armazenamento, bem como, em saber se o negócio é capaz de coletar e usar dados da Internet das Coisas de uma maneira efetiva em termos de custos.

7- Tecnologias de servidores 

O impacto da Internet das Coisas no mercado de servidores será amplamente focado no investimento crescente em segmentos chave e organizações relacionadas a eles, nos quais a Internet das Coisas possa ser rentável ou gere valor significativo.

8- Rede de Data Center 

Os links WAN de Data Center são dimensionados para as necessidades de largura de banda moderada, geradas por interações humanas com aplicações. A Internet das Coisas deve mudar esses padrões ao transferir grandes volumes de dados de sensores de mensagens pequenas ao Data Center para processamento, aumentando as necessidades por largura de banda de entrada no Data Center.

A Internet das Coisas transformará completamente os centros de dados e as empresas precisam se preparar para essa nova onda, que traz muitos desafios e que nos promete um mundo hiperconectado, com inovações e possibilidades. O tema ainda será muito discutido até atingir todo o seu potencial. Vamos continuar acompanhando todos os movimentos e novidades dessa nova era.

Fontes:

http://bit.ly/R4fnqy

http://bit.ly/1lFDO8p