Thales Cyrino é Diretor de Serviços da QoS
Thales Cyrino é Diretor de Serviços da QoS

Quem não pegar a onda da digitalização dos negócios, que vem cada vez mais rápida, mais forte e maior, acabará morrendo na praia. Segundo o Gartner, nenhuma empresa – ou líder – passará ileso ao processo que está se estabelecendo nesta nova economia.

As corporações e executivos terão que optar por dois caminhos: descobrir sua vocação naturalmente ou (da maneira mais dolorosa) se adaptar as exigências do mercado. A começar pela postura, que deverá ser mais proativa, como já falamos aqui no blog: ser um novo CIO, para este novo cenário.

Antes, na “velha” economia, o profissional de TI era valorizado por seus conhecimentos técnicos, tangenciando apenas a infraestrutura das companhias, tendo pouco contato com os eixos estratégicos.

Agora é preponderante que se imagine como a economia digital afetará seu negócio, para estabelecer urgências e prioridades e ver a velocidade que será necessário caminhar, pois ninguém quer trocar a roda com o carro andando.

Na eterna batalha que rompe barreiras geográficas, onde tecnologia e capital estrangeiro encontram brechas cada vez maiores para se estabelecer na economia brasileira, os empresários terão de reagir a essa constante. Será preciso que os CIO’s tornem-se executivos de negócios.

Isso vai acontecer da noite para o dia? Não. O CIO já precisa ir mudando de perspectiva e enxergar a TI não mais suportando o negócio, mas sendo um dos componentes dele. Os líderes de tecnologia precisam adotar uma postura arrojada e sugerir ideias.

No Brasil, esta é uma realidade que ainda engatinha. Segundo a diretora da empresa de recrutamento CTPartners, Ana Cláudia Reis, os CIOs brasileiros ainda estão muito longe das habilidades que precisarão para surfar nessa onda, sendo ainda focados em atividades do dia a dia e vistos como profissionais de bits e bytes.

Ainda dá tempo de mudar? Com certeza!

Com a estagnação econômica do país, que demandará soluções de TI de, principalmente, rápido retorno de investimento (ROI), as empresas e líderes irão adequar-se ao cenário que está por vir e terão a chance de modificar sua postura e ser mais atuante no processo de transformação e uma maior inclinação para projetos inovadores que possam trazer soluções que alavanquem resultados junto aos clientes de sua empresa.

Fontes:
http://goo.gl/EqHhLF
http://goo.gl/kX9hPv
http://goo.gl/H1aZJq