Grupo Binário
Grupo Binário

O clima já é de contagem regressiva! No próximo dia 12, o Brasil e o mundo estarão com todas as atenções voltadas para um dos maiores (se não o maior) eventos: a Copa do Mundo. E essa edição do evento tem um “gostinho” especial para os amantes do esporte: é a Copa do Mundo no país do futebol.

Porém, nem tudo é alegria e nem toda preocupação se refere aos resultados em “campo”. Com o evento, as empresas precisarão se preparar para “driblar” os problemas de produtividade e motivação da equipe durante os jogos do mundial.

Segundo especialistas, as áreas que mais sofrerão impactos do evento no Brasil serão as Indústrias, que terão que enfrentar a queda na produção nos dias e horários de jogos; e o Comércio, devido ao baixo movimento durante as partidas.

Entretanto, todas as companhias, inclusive, as que atuam no mercado de Tecnologia da Informação – área que registrou expectativas otimistas em um estudo recente da IDC, encomendado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES),  faturando US$ 61,6 bilhões em 2013 – poderão sofrer com a possível falta de foco dos funcionários durante o mundial.

Diante desse cenário, o gestor precisará responder a seguinte questão: como aproveitar positivamente esse clima de Copa do Mundo e manter a produtividade e motivação dos funcionários?

Para os especialistas, este é o momento das companhias criarem ações para motivar os funcionários e integrar a equipe. Veja algumas dicas que podem ajudar:

– Primeiro passo é mapear as oportunidades e possíveis problemas no período: faça uma pesquisa para saber quais são os interesses e as expectativas dos funcionários. Com o levantamento em mãos, a empresa deverá definir a estrutura de operação e as ações para os dias dos jogos;

– Estabelecer metas e compensações é uma alternativa: essas medidas criam um ambiente competitivo e desafiador, que ajudam a motivar a equipe. Em alguns setores é possível gerar inclusive um aumento nas vendas;

– Para os setores que não poderão interromper suas atividades durante os jogos, a recomendação é fazer com que os funcionários não se sintam prejudicados. Nesse caso, a empresa pode estabelecer, além da escala de folgas, ações temáticas, como sorteios de brindes e “bolões”, que contribuem para deixar o ambiente de trabalho mais agradável e descontraído;

– Incentive a união entre os colaboradores nos dias dos jogos e ofereça uma estrutura: enfeite o ambiente, disponibilize TVs, ofereça comida e bebida. Se possível, uniformize os colaboradores nos dias de jogos do Brasil ou os motive a usar roupas que remetam às cores da bandeira;

– Dica mais importe: Participe! A maior parte dessas ações não terá um bom retorno se o gestor não estiver junto. Além disso, não terão sentido algum se nos outros dias do ano o ambiente de trabalho for completamente diferente do espírito esportivo e do espírito de integração vividos durante o mundial.

Sendo assim, vimos que com um bom planejamento e criatividade, é possível manter a equipe comprometida durante a Copa do Mundo. Aproveite este clima para fazer diferente, sem deixar de ser líder. Com certeza, sua equipe irá reconhecê-lo por isso.

Fontes:

http://bit.ly/1nMA9dv

http://bit.ly/1h6tZ4X

http://bit.ly/1kIcJhu