Entenda como os sistemas de computação em nuvem podem transformar a maneira como seu negócio se desenvolve

João Victor Soares, Cloud Architect.
João Victor Soares, Cloud Architect.

Reduzir custos e aumentar a produtividade. Certamente, não existe nenhuma empresa que não esteja de olho nesses dois quesitos. Em um mercado globalizado cada vez mais competitivo, qualquer diferencial que possa ser obtido em um negócio é motivo de comemoração para os gestores. Dessa forma, fazer mais com menos e em um tempo menor passa a ser a meta principal de qualquer companhia que queira se mostrar mais produtiva. Uma das tecnologias que podem ser utilizadas para alcançar esses objetivos é a cloud computing.

A computação em nuvem é hoje uma realidade no mercado brasileiro e a cada dia vem se consolidando no ambiente de TI das empresas. As soluções são flexíveis e podem ser adequadas a praticamente qualquer tipo de negócio, desde as pequenas empresas até gigantes globais.

Há várias maneiras de aumentar a produtividade da sua empresa por meio da cloud computing. Nesse artigo vamos abordar algumas delas e destacar as melhores maneiras de fazer uso dessa tecnologia.

Colaboração entre equipes: mais agilidade

Um dos desafios que as empresas tinham no passado era o de encontrar meios de tornar a troca de informação entre setores mais ágil. Em uma estrutura tradicional, essa troca dependia da velocidade e da capacidade de processamento de um único servidor, isso quando havia um sistema envolvido. Devido aos custos mais altos, muitas empresas sequer optavam por fazer algum tipo de integração.

A cloud computing mudou esse cenário por meio de ferramentas colaborativas. Hoje é possível ter acesso em tempo real ao que os seus colegas de outros setores estão fazendo. Isso permite que seja possível trabalhar de forma integrada sem precedentes. Para os gestores, a grande vantagem de acompanhar tudo em tempo real é a possibilidade de intervir quando necessário, evitando até mesmo que seja preciso concluir algum processo para avaliação ou tomada de decisão.

O fim dos problemas de desempenho

Quem trabalha com soluções de TI e está no mercado há pelo menos 15 anos sabe o como era complicado resolver certos problemas há duas décadas. Muitas vezes, enquanto a TI corria para solucionar problemas, as atividades de toda empresa ficavam paralisadas devido à pouca ou inexistente redundância dos sistemas corporativos.

Mudanças estruturais mesmo quando quando necessárias, eram praticamente impensáveis, pois tais processos necessitavam de algumas semanas e muitas vezes criavam verdadeiros monstros, difíceis de serem gerenciados. Fazendo um comparativo, a situação do gestor de TI era mais ou menos a de ter que manobrar uma carreta em um pequeno espaço físico, um processo lento e delicado.

A flexibilidade dos serviços na nuvem acabou de uma vez por todas com isso. Hoje, mudanças pontuais podem ser feitas em poucas horas, desde que haja um sólido planejamento por trás da estrutura. A escalabilidade também é outra característica fundamental do negócio, já que ela permite que o pequeno empresário contrate apenas aquilo que necessita, ampliando o ambiente à medida que isso se justifique.

Aumente a mobilidade operacional

A rotina corporativa já não é mais a mesma há um bom tempo. Hoje, grande parte dos funcionários sequer precisa de um escritório para trabalhar. Há colaboradores que precisam estar em vários lugares ao longo do dia e em todas essas ocasiões eles precisam ter acesso total a planilhas e relatórios para a tomada de decisões.

Essa descentralização das informações foi extremamente benéfica e boa parte dela é possível graças a cloud computing. Ferramentas na nuvem garantem que os colaboradores terão acesso às informações que precisam em qualquer lugar onde estejam. Essa característica proporciona mais independência aos funcionários e mais liberdades para que os gestores possam ampliar o foco no planejamento e na tomada de decisões.

Escalabilidade significa redução de custos

Pense da seguinte forma: quanto dinheiro a sua empresa já gastou com licenças de software que, muitas vezes, ficaram “estocadas” esperando que aparecesse uma oportunidade de serem utilizadas? Quantas vezes você já se viu obrigado a contratar franquias maiores do que a sua necessidade apenas porque aquele pacote poderia servir de alguma forma no médio e longo prazo?

A cloud computing pode auxiliar nessas questões. Com ela sua empresa pode começar a utilizar os recursos computacionais de uma ambiente de cloud pública de forma rápida, provisionar recursos computacionais conforme demanda e pagar somente por aquilo que usar, pelo período que usar, o modelo de consumo conhecido como pay-as-you-go. Sem sombra de dúvidas, essa característica torna o seu planejamento orçamentário muito mais eficaz.

As soluções Binário Cloud do Grupo Binário

Para que todos os benefícios da cloud computing se tornem uma realidade na sua empresa é preciso contar com prestadores de serviço de qualidade, com experiência no mercado, e que garantam não apenas um bom desempenho para as suas aplicações, mas também segurança no manejo dos seus dados. Afinal, eles são o maior patrimônio da sua empresa, não é mesmo?

O Grupo Binário conta com o pacote de soluções Binário Cloud. Trata-se de uma ampla gama de serviços que podem ser contratados mediante as necessidades da sua companhia. Todo o processo de instalação e planejamento é acompanhado de perto pelos nossos consultores de forma que a transição de sua empresa para esse sistema – ou ainda a ampliação do escopo – sejam feitas de forma rápida e segura.

Se você ainda tem alguma dúvida que a cloud computing é capaz de revolucionar o seu negócio, entre em contato conosco e solicite a visita de um de nossos representantes.