Camila Inácio é Especialista Pré Vendas
Camila Inácio é Especialista Pré Vendas

O coaching é um processo que auxilia na busca pelos resultados desejados por indivíduos, equipes ou empresas – os chamados “coachees”.

A origem da palavra já a define bem: “coaching” vem do inglês “coach”, que significa “treinador”, alguém com objetivo de instruir e motivar seu cliente a atingir objetivos determinados, por meio do ensino de novas técnicas que facilitam o aprendizado.

Para tanto, há técnicas e ferramentas diversas a serem utilizadas, sob a batuta de um professional especializado – o coach.

Existem três tipos de coaches: o de negócios, que auxilia nos aspectos profissionais de colaboradores; o de vida, que ajuda o cliente em aspectos e características de sua vida pessoal; e o de carreira, que orienta em relação a direcionamento e trajetória profissional.

Agora, você já parou para pensar no que é necessário pré-estabelecer para que qualquer coaching funcione e, principalmente, alcance resultados reais?

Primeira regra básica: defina “resultados reais”. Não adianta partir do princípio abstrato de que o coaching irá auxiliar na busca por “felicidade”, “sucesso” ou “realização”. É preciso, sim, estipular o que é “sucesso”, o que é “realização”, para cada coachee.

Ao contrário do que parece, não são respostas fáceis de serem alcançadas, mas algumas perguntinhas a mais podem ajudar – e muito – a chegar na definição produtiva. Vamos lá:

O que o indivíduo ou equipe pretende obter com o coaching? Que tipo de problema enfrenta, e que prejuízos já amargou por conviver com isso? E, especialmente: se este (s) problema (s) não for (em) resolvido (s), como será a realidade num futuro próximo (um ano, vamos imaginar)?

Partindo disso, é possível estabelecer uma estratégia de coaching efetiva, voltada a buscar objetivos reais e norteada por passos bem definidos, que sabem que obstáculos será necessário ultrapassar e de que forma fazê-lo.

Um processo certeiro, que gerará ao empregador o benefício de ampliar os negócios, melhorar o relacionamento em geral e conquistar colaboradores mais comprometidos.

Pelo lado do colaborador, o benefício será a redução do estresse no ambiente de trabalho, aumentando a capacidade de gerenciar o tempo e melhorar o trabalho individual e em equipe, com vistas ao crescimento pessoal e profissional.

Bons resultados, certo? Não é à toa que o coaching tem crescido tanto globalmente. No Brasil, especificamente, esta prática cresceu 207% em seis anos!

Nada mal para um método que surgiu nas universidades norte-americanas, com definição de tutor particular, e, no início, era utilizado apenas para preparar alunos para exames de determinas matérias. Depois, ganhou o mundo por meio de treinadores de cantores, atletas e atores… E o resto é (boa e longa) história