O que Esperar da Cloud Computing para 2018

A computação em nuvem é uma realidade e tem sido usada como ferramenta de expansão e concretização dos negócios em muitas empresas

A previsão é que para o próximo ano, 2018, mais da metade de toda população mundial esteja usando o armazenamento na nuvem tanto para arquivos pessoais quanto para os documentos empresariais – mas esse é apenas um dado do que está por vir na área de Cloud Computing.

O número foi anunciado pela ONU (Organização das Nações Unidas) que fez uma previsão de que no próximo ano haverá 7,6 bilhões de pessoas no mundo e que 53% delas terão acesso a algum serviço de armazenagem na nuvem.

A expectativa tem a ver com o amadurecimento das empresas, com o aumento de confiança do mercado em relação aos benefícios desse tipo de armazenamento.

O crescimento esperado deve-se a vários fatores, mas, especialmente, a aceitação dos consumidores que usam vários dispositivos ao mesmo tempo: smartphones, notebooks, computadores, tablets. A necessidade de um banco de dados móvel é que faz a diferença.

Na prática é tudo muito simples: imagine que você usa o seu computador no trabalho, o seu smartphone em todo lugar e seu tablet quando está em casa… Teria que carregar os seus dados importantes em uma mídia removível, por exemplo, e com risco de perda.

Outra opção, muito mais segura e econômica é deixar tudo na nuvem – você poderá acessar os seus dados de onde estiver, de qualquer dispositivo e a qualquer hora.

Cloud Computing – o que esperar?

Cloud Computing 2018

Em uma grande empresa, na hora de fazer uma reunião com os colaboradores e apresentar os resultados importantes do ano, o gestor criava layouts e planilhas no computador e passava as informações para um CD, DVD ou Pen drive.

Essa era uma boa ideia, aliás, a melhor ideia. É usual, é eficiente, mas tinha o risco de poder acontecer alguns problemas técnicos, como danificar o disco removível ou, simplesmente, ter problemas com a leitura dos arquivos.

Essa situação já aconteceu com muitas pessoas e até mesmo com grandes executivos do mundo todo, imagina a situação… Esse é só um exemplo de como a computação em nuvem ajudou a mudar o cenário.

Agora, todas as informações podem ser passadas para um serviço em nuvem e ser acessada em qualquer parte do planeta, de qualquer dispositivo também. Nesse caso, não há barreiras territoriais e nem riscos eminentes da perda de dados.

Esse novo serviço tornou-se rapidamente a mais nova melhor opção e o avanço tem a ver com a busca por uma troca de dados mais rápida, com a compilação perfeita e com o compartilhamento livre, sem limitações.

Essa é a ideia da nuvem e essa é a tecnologia que está revolucionando as empresas do mundo todo.

Por que a Cloud Computing é vista com bons olhos para 2018?

Cloud Computing 2018

Essa expectativa tão positiva para a nuvem tem várias explicações. Separamos as principais.

Entre os principais benefícios está o fato de significar, diretamente, uma redução de custos e de investimentos para as empresas em termos de infraestrutura – a nuvem exige uma quantidade menor de especialistas e dá maior versatilidade ao crescimento dos negócios. Saiba mais sobre o Cloud Computing para empresas.

A ideia é simples, mas não quer dizer que é apenas de colocar arquivos na internet e acessá-los de qualquer lugar ou dispositivo. O conceito vai muito além: você pode transformar algo restrito a um servidor e criar uma comunicação colaborativa.

É como se você tivesse um documento de planejamento e pudesse jogar na rede (como dizem). Lá, você centralizaria um assunto e teria a chance de integrar facilmente todas as áreas da sua empresa, aumentando a eficácia do projeto.

Isso faz parte do que os especialistas chamam de transformação digital.

Outro ponto importante a se observar que prova que a Cloud Computing estará presente no futuro é o fato de conseguir viabilizar um capital barato para o crescimento.

Na nuvem tudo é feito através de contratos de serviços, com softwares básicos ou estruturas completas de TI – você pagará apenas pelo que você usa, sem gastos adicionais com manutenção, por exemplo.

Temos aqui uma grande relação entre desapegar do material físico (como os Data Base e servidores) e, ao mesmo tempo, ter arquivos mais seguros.

A segurança é um tópico importante porque divide a opinião de muitas pessoas. Existem muitas empresas, por sinal, que ainda não migraram para a nuvem justamente por não se sentir seguros quanto ao tipo de armazenamento de arquivos.

Mas, acredite, essa é uma forma segura de guardar documentos importantes. EXITE SIM, Nuvem Segura!

Os bakcups convencionais precisam ser carregados manualmente e na nuvem tudo é feito de forma automática e criptografada. Só para se ter uma ideia, se um arquivo for corrompido no servidor, o usuário será redirecionado para acessar uma cópia em outro ponto.

Como investir em Cloud Computing em 2018

Cloud Computing 2018

Se você conseguiu entender as vantagens de investir na nuvem, resta saber como fazer isso.

É necessário um planejamento e também o conhecimento.

Por exemplo, saber qual sistema será usado é o primeiro passo: pode ser um que tenha apenas softwares (SaaS), pode ser plataformas de desenvolvimento (Paas) ou infraestruturas inteiras de TI (IaaS).

Além disso, é preciso considerar a metodologia que será usada: nuvem pública (totalmente acessada pela internet) ou nuvem privada (com todos os benefícios da nuvem em uma rede fechada)? Também existem as nuvens híbridas…

O provedor de computação e a segurança com a criptografia também devem ser levados em consideração. Confira também os desafios do Cloud Computing.

Se você achou isso tudo muito confuso, saiba que realmente não é. De qualquer forma, existem alguns serviços disponíveis no mercado, como a Binário Cloud, que podem te apoiar e auxiliar nessa migração de projetos.

De qualquer forma, o importante é entender que essa nova forma de investir nas tecnologias pode fazer toda a diferença para a sua empresa, em termos de economia financeira e aumento de produtividade principalmente.

Atualmente, adotar o Cloud Computing no seu ambiente empresarial é como seguir um fluxo natural da tecnologia na busca pela eficiência e pela modernidade.

Com a escolha certa dos benefícios é possível transformar a nuvem em uma verdadeira ferramenta para o sucesso, de acordo com o tipo da empresa e os objetivos dela.

O que Esperar da Cloud Computing para 2018
Avalie este post

Posts Relacionados:

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked