A computação em nuvem não é destinada apenas à desktops e notebooks: conforme o tempo passa, o uso dessa tecnologia é cada vez mais comum em celulares

 

Não há mais dúvidas: a computação na nuvem já é uma realidade. Adotar essa alternativa pode ser o primeiro passo para que uma empresa se desate dos nós que a prendem no passado e tenha totais condições de competir com igualdade frente à concorrência, seja qual for seu porte ou segmento de atuação.

Existem muitas coisas que as pessoas não sabem sobre cloud computing, mas uma das primeiras que vêm à mente quando se fala sobre esse assunto é a liberdade e a mobilidade, assim como acontece com uma nuvem, no sentido literal da palavra.

Com essas características, não poderia ser diferente: a computação em nuvem também é uma excelente opção para smartphones e tablets. Afinal de contas, não faz muito sentido contar com uma tecnologia tão móvel se ela precisa ficar restrita a computadores de mesa.

Não existem muitos segredos para utilizar esse sistema de computação no celular: basta que ele seja instalado corretamente para que possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo, desde que ele tenha acesso à internet.

Cloud Computing Nuvem Com Apenas um Toque

Por Que Utilizar o Cloud Computing no Celular?

Uma das maiores tendências do mundo comercial é o conceito de se trabalhar fora do escritório. A cada dia que passa, é mais comum ver pessoas que trabalham em casa, em cafés, espaços de coworking ou em qualquer outro lugar que não seja a empresa.

Não há nada de errado com esse conceito, muito pelo contrário: vários funcionários conseguem oferecer um desempenho melhor dessa forma do que conseguiriam em um ambiente que muitas vezes é pesado e improdutivo.

Por mais que o colaborador não precise estar fisicamente na empresa, ele precisa ter acesso às informações dos clientes, planilhas, relatórios e outros documentos. É exatamente aí que entra a computação em nuvem.

Não é preciso saber tudo sobre o cloud computing, mas a disponibilidade de acessar os arquivos e dados remotamente é o que mais chama a atenção nesse sistema. Assim, não existem barreiras para o trabalho.

Alguns dos maiores aliados da produtividade e eficiência hoje em dia são os smartphones, que já deixaram há bastante tempo de ser utilizados apenas para fazer ligações. Essa, inclusive, de função principal, passou a ocupar um lugar bem mais inferior na lista de prioridades de um celular.

A cada nova geração lançada, mais potentes ficam esses verdadeiros computadores de bolso. É claro que sua funcionalidade vai muito além de jogos e aplicativos de entretenimento, e nada impede que eles sejam utilizados profissionalmente, seja como a ferramenta principal ou como auxiliar.

Em suma, a mobilidade, praticidade e capacidade dos celulares fazem com que eles sejam os dispositivos perfeitos para se utilizar o cloud computing.

 

Como Aliar a Computação em Nuvem aos Celulares?

Não há nenhum tipo de configuração especial ou procedimento diferenciado que deva ser feito para que o acesso à rede possa ocorrer também através de smartphones. Afinal, essa conexão é feita da mesma forma através de diferentes aparelhos.

Porém, um dos pontos que corroboram para a mobilidade dos celulares é justamente a praticidade de utilizar esses aparelhos. Por isso, todo cuidado é pouco para que as informações sigilosas da empresa não caiam em mãos erradas.

Quem sabe o que é cloud computing compreende perfeitamente como essa tecnologia proporciona fácil acesso. Porém, isso não deve ser confundido com falta de segurança. É por isso que o sistema deve ser administrado apenas por profissionais experientes e altamente confiáveis.

O acesso às informações por meio do sistema de computação em nuvem só pode ser feito por quem tiver a devida permissão de acesso. Assim, é possível selecionar quais colaboradores podem acessar o sistema e quais não podem, além de limitar esse acesso por níveis de hierarquia.

Celulares Organizados pela Nuvem Cloud Computing

Quais Resultados Podem Ser Obtidos Através Dessa Alternativa?

Sem sombra de dúvidas, os resultados são excelentes. Assim, se for necessário ir a alguma reunião com o cliente, não é preciso salvar as planilhas e documentos em um pen drive: basta acessá-los remotamente, pela nuvem, direto no celular, graças ao cloud computing.

Alguns colaboradores precisam ter acesso a todas essas informações, principalmente aqueles de cargos mais altos, que exercem uma função gerencial e precisam ficar a par de tudo o que acontece na empresa. Isso é perfeitamente possível com a computação pela nuvem, já que eles sempre estão com seus smartphones.

A infraestrutura dentro da própria empresa também se torna bem mais simplificada: não é preciso quebrar a cabeça pensando em métodos de interligar todos os computadores na rede, já que eles precisam apenas de um acesso à internet, seja no celular ou mesmo em um computador.

Isto posto, basta saber qual dos cloud computing é o mais benéfico para as necessidades da empresa, entre cloud privada, cloud pública e cloud híbrida, para definir a melhor escolha e obter todos os benefícios que essa tecnologia pode oferecer, dentre os quais o acesso através de celulares é um dos principais.