Cloud Computing: A Ferramenta Chave Para sua Empresa Crescer

O que é computação em nuvem (Cloud Computing)?

A computação em nuvem (tradução do termo em inglês cloud computing) era uma ideia do futuro, mas que logo se tornou realidade. Hoje já representa uma das tecnologias mais inovadoras dos últimos tempos.

Imagine que você possa levar a sua gestão de negócios para um único servidor sem que precise de grandes suportes físicos para armazenar os dados. Agora, leve em conta que esse processo é seguro. Isso parece um sonho para você? Estamos falando de Cloud Computing!

Algumas pesquisas indicam que os mais variados modelos de negócio têm apostado muito nessa tecnologia considerando-a um processo totalmente necessário para o aumento da produtividade da empresa. De fato, ninguém quer ficar para trás.

As vantagens do Cloud Computing são várias, como o ganho de competitividade e o armazenamento de dados.

E esses benefícios têm a ver com uma das maiores transições da área de TI (Tecnologia da Informação) desde décadas atrás, quando o computador era inventado.

A nuvem revolucionou o acesso à informação e quebrou paradigmas, democratizando os serviços para pequenas empresas – uma startup pode ter um servidor com softwares que permite a equipe acessar arquivos de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Separamos alguns tópicos importantes para que você entenda como funciona a computação em nuvem e por que ela é a ferramenta chave para o sucesso do seu negócio.

Por que as empresas estão implantando o Cloud Computing?

Cloud Computing

A tecnologia permite a implantação do serviço apenas quando ele for necessário – logo, ela é totalmente viável do lado financeiro porque o empresário investe apenas no serviço que for usado. Estamos falando, portanto, que o cloud computing traz redução de custos.

Além disso, há a questão da flexibilidade, o que permite que todos os negócios usem tal serviço, independente do modelo. Confira o que devemos esperar do Cloud Computing para 2018.

Os especialistas gostam de falar em “escabilidade”, que significa se sua empresa crescer de forma acentuada ela poderá optar pelo serviço que melhor se adapte a necessidade atual. Isso faz com que a infraestrutura da tecnologia não seja um problema.

Analisando de forma geral, é possível concluir que as tendências de mercado para os próximos anos apontam que todas as empresas adotarão os planos de serviços em nuvem.

Os Tipos de Cloud Computing

Existem 3 tipos de nuvem disponíveis no atual mercado. Eles variam conforme as demandas dos clientes.

  • Public Cloud (Nuvem Pública)Tem a vantagem de ter uma implantação simples e rápida, sendo que os custos são reduzidos e há a privacidade de organizar os dados.É muito usada por empresas que usam as aplicações de forma secundária, como na hospedagem de sites.
  • Private Cloud (Nuvem Privada)É um tipo um pouco mais caro, só que ideal para todas as corporações que trabalham com grande volume de dados. Ela tem um tempo de resposta muito rápido e uma infraestrutura exclusiva. Isso dá maior nível de segurança da informação.
  • Hybrid Cloud (Nuvem Híbrida)A denominação já diz o que é essa nuvem – uma mescla que usa os dois tipos anteriores. Isso permite a transferência de dados em ambas as partes – pública ou privada. Na teoria, esse é o modelo ideal para as empresas que tem consideráveis quantidades de recursos.

Os Serviços de Cloud Computing

Serviços do Cloud Computing

Em todos os serviços de Cloud Computing, o cliente não deve se preocupar com as atualizações dos softwares. Mas, as modalidades trazem diferenças entre si. Confira.

SaaS (Software como Serviço ou Aplicativo como Serviço)

Esse é um modelo na qual os softwares são hospedados por um provedor terceirizado que permite ao cliente acessar o aplicativo por meio de uma rede, a internet.

A modalidade também é chamada de Software on Demand (sob demanda).

IaaS (Infraestrutura como Serviço)

É uma modalidade na qual o cliente contrata o Data Center e a infraestrutura de hardware e software pela internet. O provedor oferece o servidor, sistema operacional, armazenamento em disco, base de dados.

Esse é um modelo elástico no qual o cliente pode aumentar ou reduzir os serviços contratados.

PaaS (Plataforma como Serviço)

É o modelo mais usual de cloud computing e fornece estrutura com desenvolvedores de softwares para construir novos aplicativos e aumentar a funcionalidade das soluções que já existem.

Investir em Cloud Computing – É seguro?

Investir no Cloud Computing

Alguns gestores (erroneamente) pensam que a computação em nuvem tem maiores riscos, especialmente, sobre a segurança dos dados que são armazenados na rede. Mas, ao contrário, essa tecnologia pode ser uma grande aliada para a proteção da empresa. Saiba mais sobre os conceitos básicos sobre a segurança da nuvem.

Os contratos de cloud computing visam algumas informações importantes, como a manutenção dos sistemas de segurança de dados, a segurança do servidor físico, a garantia da recuperação de ados caso haja desastres e até mesmo o gerenciamento de interrupções de energia.

Talvez você não tenha percebido, mas fora das nuvens nenhuma dessas garantias acontece – todos os dias trilhões de informações são “queimadas” em notebooks ou computadores. Isso sem contar os casos de furtos ou roubos.

Os dados na Cloud Computing não são perdidos, portanto, é uma opção segura.

O Cloud Computing e a Redução de Custos

A redução de gastos é um dos principais benefícios da nuvem porque atua em vários setores, diretamente!

Na parte da infraestrutura, por exemplo, a cloud computing não exige altos investimentos em termos de valores com hardware, montagens ou servidores físicos. O serviço já tem tudo isso incluso no seu “pacote”.

No caso da mão de obra, a equipe de TI não precisa perder tempo com a manutenção, atualização ou configurações de softwares, resultando em aplicações em outras áreas da empresa – e isso pode ser feito de qualquer parte do planeta.

A energia também é um item que pode ser economizado, sendo que existem casos que resultaram em uma economia de 87%, conforme pesquisa da Universidade Northwestern.

Neste tópico, o que se conclui é que a computação em nuvem não traz benefícios apenas econômicos, mas também relacionados com a sustentabilidade.

A Cloud Computing como ferramenta para a inovação empresarial

Serviços do Cloud Computing nas empresas

Usar a tecnologia mais recente dos últimos tempos no seu negócio tem a ver não apenas com a economia de energia e a redução de custos… Mas também com o planejamento da organização.

Considerando que o tipo de serviço pode ser pago conforme aquilo que se consome, fica praticamente impossível não usar essa solução em tempo real juntamente com as escalas de demandas junto ao provedor de serviço.

Assumir riscos tem a ver com o crescimento da sua empresa rumo à inovação. E considerando os baixos riscos, a estratégia tem que levar em conta os benefícios da nuvem.

De forma resumida, o cloud computing tem o incrível potencial de mudar a forma como as empresas investem e custeiam a tecnologias a partir de hoje. Confira 07 benefícios incríveis que o Cloud Computing pode trazer para sua empresa.

Se você acha que fazer essa migração é necessária, porém complexa, saiba que a Binário Cloud é uma empresa inovadora e que conta com as melhores soluções para a nuvem. Entre elas, a facilidade em auxiliar as empresas a entrar na computação em nuvem de forma simples.

A nuvem é uma realidade de resultados positivos e está sendo usada cada vez mais rapidamente. Consulte a Binário Cloud e descubra como fazer a migração.

Avalie este post

Posts Relacionados:

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked