Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

Em fevereiro de 2012, o Brasil obteve quase 247,6 milhões de linhas ativas na telefonia móvel e teledensidade de 126,45 acessos por cem habitantes. Os terminais 3G totalizaram, em fevereiro de 2012, quase 47,2 milhões de acessos, o que representa um crescimento de 4,62% em relação ao mês anterior. Os terminais de dados e aparelhos 3G já representam mais de 19% do total da base. (Fonte: Mobile Time)

Os números não mentem! Caminhamos a passos largos para mobilidade. Enquanto o crescimento demográfico no Brasil diminui, estando na média, segundo o IBGE, de 1,05% ao ano, experimentamos taxas superiores na mobilidade. O que há de comum nesses dois dados, além da disparidade de dispositivos por pessoa, é a falta de infraestrutura para suportar ambas.

Por um lado falta saúde, escola, saneamento básico e do outro lado falta cobertura, velocidade, disponibilidade e competitividade. O lado bom é que, por hora, as faltas para mobilidade ainda não matam pessoas. Até quando perdurarão essas ausências?