Este ano foi marcado por uma economia turbulenta. No empreendedorismo digital, uma solução apareceu para reduzir os custos operacionais

Com as grandes perspectivas de negócios, o que devemos fazer agora, no final de 2017, se não analisarmos quais foram as maiores tendências dessa tecnologia que está revolucionando a área digital? A Cloud Computing é importante para todo projeto das empresas.

O serviço da nuvem apareceu e quebrou paradigmas e mudou as competências da área de TI (Tecnologia da Informação). Hoje, é inevitável em todo grande processo de transformação.

Conforme a tecnologia avança, a computação na nuvem se torna mais importante – estima-se que até 2021 mais da metade de todas as organizações do planeta estarão usando alguma solução em nuvem.

Fizemos uma seleção das principais tendências que o mercado acompanhou em 2017. Uma dessas inovações é apenas “teste” para se tornar promissora em 2018.

Maiores Investimentos na Segurança da Nuvem

Pode ser que você não esteja habituado a termos como “políticas de backups”, “recovery”, “balanceamento de carga” e “migração de sites”… Mas, acredite: eles foram muito usados neste ano.

E trata-se de nomes que pretendem prevenir ainda mais o ataque de hackers – hoje, uma pequena tentativa de invasão já pode ser visualizada e contida.

O que se sabe é que os investimentos não vão acontecer apenas na prevenção dos ataques, mas também no tratamento dos incidentes.

Ofertas em Nuvem Pública para Mais Nichos do Mercado

A consolidação do serviço que oferece softwares como serviço (SaaS) aconteceu quando surgiram plataformas de aplicativos com acesso às soluções adaptadas a todas as plataformas (Computadores, Smartphones e Tablets).

A tendência, como aconteceu em 2017, é que as empresas, sabendo disso, migrem para as nuvens públicas, fazendo surgir novos produtos cada vez mais inovadores e com mais opções de serviços.

De forma resumida, quanto mais as empresas migrarem para a Cloud Computing, mais soluções serão apresentadas ao mercado, em um crescente sem fim – o melhor de tudo é que qualquer negócio pode estar conectado na nuvem hoje em dia. Saiba porque o Cloud Computing é a chave para fazer sua empresa crescer.

Facilidade em Migrar para a Nuvem de forma Segura

O processo de migração ainda tem que ser feito com muito planejamento e uma execução totalmente segura para não ferir os princípios éticos e informativos de uma companhia. Isso não mudou.

Só que diferente de alguns anos atrás, esse processo de entrada na nuvem é muito menos “traumático”, já que a migração acontece sem que as informações corram risco de serem corrompidas ou perdidas.

Se não há prejuízos financeiros e nem riscos de segurança, então, há uma facilidade nunca antes vista de se chegar à nuvem.

A Binário Cloud é uma das empresas que tem atuado nesse segmento e impulsionado o setor da Computação na Nuvem. Ela atua dando suporte e consultoria para que as companhias façam esse processo de forma eficiente para que possam se beneficiar dos recursos. 

Crescimento das Receitas com a Cloud Computing

Neste ano já foi possível notar que algumas empresas já colheram os bons frutos da nuvem.

Em recentes publicações, grandes nomes divulgaram seus resultados financeiros apresentando aumento no faturamento, a partir de uma geração de economia proporcionada pela Cloud.

A conta é simples: se você consegue reduzir gastos passa a ter mais poder de investimento. Se você consegue investir mais torna grande a chance de obter melhores resultados.

Uma pesquisa divulgada na UOL mostrou que 77% das empresas conseguiram diminuir muito os custos das suas gestões e 99% diminuíram também o tempo de trabalho da equipe de TI.

Hiperconvergência dos Processos Empresariais

O nome é complicado, mas a explicação é simples.

A Cloud Computing tem como característica o agrupamento de recursos em uma única instância. Ou seja, você pode ter a construção de um sistema ou de infraestruturas totalmente adaptáveis às demandas da sua companhia.

Por exemplo, vários aplicativos corporativos já estão sendo usados na nuvem. Eles têm a função de manejar os dados gerados em atendimentos ao cliente ou processos diário de uma empresa.

E por que isso é bom? Porque gera um fluxo grande de informações criptografadas (seguras). E todo profissional habilitado pode consultar ou editar tais recursos, de qualquer dispositivo e em qualquer lugar do mundo.

Consegue visualizar a imagem de tudo estar centralizado em um único lugar? Isso facilita até mesmo a integração da equipe de trabalho.

A Inteligência Artificial e a Machine Learning

Esses são compostos da tecnologia. São como técnicas avançadas que são usadas para transpor os limites dos algoritmos tradicionais – o que torna possível criar e entender a operação de forma autônoma.

Isso tem a ver como os aplicativos (que já citamos acima). E também com um espectro de implementações inteligentes que incluem dispositivos físicos (robôs e eletrodomésticos) assim como serviços (assistentes virtuais).

É aqui que se inicia também a conversa sobre a IoT (Internet das Coisas), que liga pessoas e coisas através da conexão à internet. Com a grande quantidade de arquivos e registros, a nuvem será importante quando o assunto tornar-se presente na vida das pessoas.

A Tecnologia do SDN (Software Defined Networks)

Essa é outra tecnologia chamada de Rede Definida por Software. Ela é nova e ainda pouco difundida, mas já é uma realidade, também. Há um grande potencial em ajudar as companhias com reforço dos mecanismos de segurança.

O sistema permite que os administradores controlem a variedade dos dispositivos a partir de um controlador de software central – isso tem a ver com mais velocidade e um gerenciamento especifico de ataques cibernéticos.

Ainda que deva ser implantado brevemente, podemos dizer que a tendência é para o próximo ano – 2018.

O que as tendências dizem sobre a Cloud Computing

A tecnologia da Cloud Computing avança de forma muito rápida. O que é uma tendência hoje, já será uma realidade amanhã. Exatamente como aconteceu quando se falava em computação em nuvem – tudo aconteceu em um piscar de olhos. Veja também 07 benefícios que a Cloud Computing pode trazer para a sua corporação.

O que se sabe é que as empresas estão investindo mais na nuvem e quem iniciou esse processo há alguns já começou a colher os resultados positivos, em forma de lucratividade. A ideia é atingir uma marca superior a cada ano que passa.

A tecnologia já não é um privilégio dos grandes players do mercado, mas de todas as companhias, independente do tamanho ou do setor.