Luciana Brandão é Coordenadora de RH do Grupo Binário.
Luciana Brandão é Coordenadora de RH do Grupo Binário.

O mercado de trabalho para os profissionais de TI vai bem, novas tecnologias surgem a cada dia e a busca por colaboradores qualificados é constante. Segundo a consultoria IDC, em 2013, o setor contratou 159 mil pessoas em todo o Brasil, sendo quase metade das vagas no estado de São Paulo, seguida por Rio de Janeiro e Minas Gerais. A região Sul do país também está em destaque no segmento e é considerada um polo em desenvolvimento, os três estados empregaram no último ano 34 mil pessoas.

Ouvimos incansavelmente de nossos pais, avós e amigos que se conselho fosse bom não se dava, vendia, mas no mercado de TIC é um pouco diferente!

Para os jovens que estão iniciando a carreira nesta área, os veteranos dão um conselho: não pare de aprender.

Este conselho foi revelado em um pesquisa realizada pela Robert Half Technology, com dois mil CIOs americanos. No estudo, metade dos entrevistados disseram que o melhor conselho que podem dar para os novos formandos da área de tecnologia é continuar com a aprendizagem, buscar cursos de capacitações mais específicas, e claro, se manter atualizado na sua especificidade.

Alguns cursos gratuitos são oferecidos pela internet, e, acredite, se você se empenhar nessa busca vai encontrar treinamentos bons com direito a certificado. Outros conselhos considerados importantes pelos os CIOs incluem: estar pronto e disposto a trabalhar muitas horas, participar de grupos sociais sobre a indústria e encontrar um mentor.

Estudo e aprimoramento contínuos são fundamentais, porém, é importante se organizar, fazer um planejamento do que você quer e como alcançar seu objetivo por meio de melhorias na sua formação. Portanto, não se esqueça de alguns princípios básicos: saiba definir suas prioridades e tenha foco na aplicação dos conhecimentos.

Fontes:

http://glo.bo/MFqIeM
http://bit.ly/1ueQB5v