Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

A concorrência de smartphones feroz entre Samsung e Apple que tem derramado uma batalha de patentes multinacionais. Parece que a Apple inovou na M&A: compra de móveis de segurança da AuthenTec – que tinha apenas assinado um contrato com a Samsung para dispositivos Android – por U$ 356 milhões.

AuthenTec, entre outras coisas, faz chips de impressões digitais de sensores que são utilizados para fins de segurança e de identificação. Esses são incorporados em dispositivos de computação.

A Apple vem crescendo rapidamente no mercado corporativo. Ipad’s e iPhone’s são uma realidade dos primeiros e segundo escalões das maiores multinacionais do mundo.

Dentro do iOS existem APIs específicas para gerenciamento de segurança, acesso a VPN, e gestão, que são utilizadas pelos principais fabricantes de MDM do mercado.

 A compra da AuthenTec sinaliza que a Apple não vai deixar a Samsung, único fabricante de Android que se mostrou interessado no mercado corporativo, ficar sozinha nesse segmento. Ainda, pode significar que a Apple quer lutar para tomar o lugar antes dominado pela RIM como dispositivo de preferência dos CIOs.