Anonimidade e segurança digital? Isso graças ao VPN

Um dos maiores problemas gerados após a criação e desenvolvimento da internet é a segurança digital de dados. A privacidade dos usuários se tornou um ponto de discussão recorrente nos últimos anos, com a criação de leis rigorosas como a LGPD que punirá empresas brasileiras que não protegerem os dados pessoais armazenados adequadamente.

Uma das formas mais seguras de se proteger no mundo virtual é com a utilização de VPNs, do inglês Virtual Private Networks. Separamos algumas curiosidades sobre esse método de acesso para você ficar por dentro e tornar os dados do seu negócio e clientes ainda mais seguros. Acompanhe!

O que são VPNs e como eles afetam a segurança digital?

Os VPNs são sistemas que permitem traçar rotas diferentes de acesso para que os usuários não deixem suas marcas digitais dos conteúdos acessados e dos dados utilizados para a navegação.

Eles são utilizados para garantir maior segurança no acesso à web pelos usuários, criptografando as rotas utilizadas e impossibilitando seu rastreamento. Sua utilização inicial foi para evitar o uso de servidores públicos para o acesso de dados sensíveis e dificultar ainda mais o acesso de pessoas não autorizadas.

Com o tempo, a ferramenta se desenvolveu e se tornou útil para diversas finalidades, como a permissão de acesso a sites proibidos em países autoritários, como o acesso ao Facebook na China.

Quais as vantagens do VPN?

No meio empresarial, a utilização dos sistemas privados de conexão aumentam significativamente a segurança digital dos dados confidenciais das empresas. Recentemente, acompanhamos diversos casos de empresas que tiveram os dados de seus clientes vazados, como nome, cartões de crédito, endereço etc.

Na prática, o VPN funciona como uma parede, gerando um endereço de IP diferente do originário pela máquina que inicia o acesso. Dessa forma, ao rastrear o caminho feito na web se torna impossível continuar a partir de um certo ponto.

Inúmeras empresas empregaram o VPN em seus processos de segurança da informação nos últimos anos e a prática tem se tornado cada vez mais frequente. Embora o uso da tecnologia do VPN deva ser utilizada com outras técnicas e protocolos de segurança digital, seu uso já representa um grande avanço na segurança digital do acesso dos usuários de uma empresa.

Outra grande vantagem é a proteção automática oferecida pelo sistema. Em geral, os técnicos de informática responsáveis pelas liberações de acesso nas máquinas de uma empresa devem realizar controles de acesso manuais, com restrições a páginas indevidas, redes sociais e outras plataformas que possam permitir o vazamento de dados.

Com o uso da ferramenta, a segurança digital já fica garantida e permite que os técnicos tenham maior foco de trabalho nas necessidades diárias da empresa. Além disso, os próprios usuários se sentem mais seguros em seus acessos diários, sabendo da existência de um sistema que segue protegendo as informações compartilhadas diariamente sem a necessidade real de uma restrição de acessos.

Os VPNs são bastante utilizados também em empresas com filiais internacionais, garantindo a conexão entre elas e permitindo o acesso aos mesmos sistemas de forma segura e sem rastreio por pessoas externas.

Como escolher um VPN seguro?

Embora a utilização de VPNs para uma maior segurança de dados já represente, mesmo que de forma solitária, um aumento e melhoria na proteção de dados, é necessário escolher um provedor de confiança e que tenha foco corporativo para atender as empresas de forma mais profissional.

VPNs gratuitas e de usos pessoais costumam utilizar um único servidor para conectar seus milhares de usuários, o que pode gerar sobrecarga no tráfego pela alta quantidade de acessos simultâneos e reduzir a velocidade da conexão. VPNs corporativas utilizam servidores dedicados, oferecendo mais velocidade e segurança ao seu acesso e aos seus dados. Outro ponto que deve ser analisado é o tipo de túnel VPN utilizado.

Deve-se observar a disponibilidade de IPs para que não haja interrupção na conexão que possa gerar falhas de acesso. Velocidade de acesso, métodos de criptografia militar e atendimento ao cliente são fatores de extrema importância na escolha do provedor. Tais ferramentas são necessidades básicas no dia a dia da empresa e devem ser levados em conta para escolher o melhor serviço de VPN.

A busca por segurança digital de informações é, sem sombra de dúvidas, uma das maiores preocupações para usuários e empresas dos mais diversos segmentos. A confiabilidade das empresas é influenciada diretamente de acordo com a qualidade da proteção dos dados que elas oferecem e quando o assunto é segurança, é preciso se preparar e investir.

Com tantos avanços tecnológicos, em especial nos meios de comunicação e transferência de dados, não se pode ficar para trás e descuidar dos métodos de segurança. Meios tradicionais de proteção já não são suficientes para evitar possíveis roubos de dados e invasões de privacidade.

A utilização de VPNs aumenta consideravelmente a proteção das informações tanto da empresa quanto dos clientes e permite que as empresas possam trabalhar com mais tranquilidade e foco na qualidade de seus serviços.

Os provedores oferecem diversos pacotes de utilização para os mais distintos modelos de negócios, desde as pequenas, médias e grande empresas. O investimento é considerado baixo quando comparado à qualidade do serviço oferecido.

É importante lembrar que antes de contratar qualquer empresa que forneça o serviço de VPN, deve ser feita uma análise das necessidades reais da empresa e, principalmente, da provedora, para validar se a qualidade do serviço realmente atenderá as demandas solicitadas e o investimento está sendo feito de forma correta.

Gostou da nossa matéria? Compartilhe em suas redes sociais para deixar seus amigos informados da importância da utilização de VPNs nos acessos pessoas e corporativos!