Alta disponibilidade: o que é e por que você precisa dela?

alta disponibilidade

Alcançar a continuidade dos negócios é uma grande preocupação para as organizações modernas. O tempo de inatividade pode causar impacto financeiro significativo e, em alguns casos, perda irrecuperável de dados. A solução para isso está na alta disponibilidade.

Como atualmente toda empresa é altamente dependente da sua rede de computadores, cada minuto conta. É por isso que é imperativo que os computadores e servidores da empresa permaneçam operacionais o tempo todo.

Se você optar por hospedar sua própria infraestrutura de TI ou por uma solução hospedada em um data center, a alta disponibilidade deve ser a primeira coisa a considerar ao configurar seu ambiente. Mas o que exatamente ela significa e quais seus benefícios? Vamos avaliar melhor abaixo!

O que significa alta disponibilidade?

A alta disponibilidade é uma característica essencial das infraestruturas TI e indica que os sistemas e redes podem garantir desempenho e SLA próximos a 100% ao longo do tempo. Isso é possível graças à presença de componentes tecnológicos completamente redundantes.

Em particular, a alta disponibilidade consiste em diferentes aspectos.

  • Tolerância a falhas: refere-se à capacidade de um sistema de não sofrer paralisação mesmo em caso de falhas.
  • Garantia do serviço prestado: os serviços devem estar sempre disponíveis, também se aplica à quebra de sistemas.
  • Segurança de dados: a integridade dos dados contidos na infraestrutura é garantida, e eles devem ser alcançados também no caso de mau funcionamento dos  processos ou falhas de funcionários.

Alta disponibilidade: o que significam os “cinco 9s”?

A alta disponibilidade fornece um método para as organizações se protegerem contra a perda de receita e outros resultados negativos causados ​​por uma interrupção do serviço. Com sistemas e infraestrutura projetados para o máximo de tempo de atividade, definidos como 99,999% ou os “cinco 9s”, os negócios reduzem seus riscos.

Essa é uma abordagem que usa componentes e métodos específicos para garantir o melhor desempenho possível do sistema, mesmo durante períodos de alto tráfego ou estresse.

Situações como falta de energia e falha de equipamento são inevitáveis ​​no mundo real, mas a alta disponibilidade fornece um meio para as empresas minimizarem as consequências negativas.

Qual a importância da alta disponibilidade?

Mesmo períodos curtos de tempo de inatividade podem causar prejuízos graves para sua empresa, incluindo falta de acesso a dados críticos e danos à reputação de sua marca. As perdas financeiras diretas podem ser significativas, mas a perda de confiança entre seus clientes cria barreiras de longo prazo para o sucesso e o crescimento.

O objetivo da arquitetura de alta disponibilidade é garantir que seu servidor, site ou aplicativo possa suportar diferentes cargas de demanda e distintos tipos de falhas com o menor tempo de inatividade possível. Usando as melhores práticas projetadas para garantir alta disponibilidade, você ajuda sua organização a obter produtividade e confiabilidade máximas.

Com uma estratégia de alta disponibilidade, você reduz os impactos negativos do tempo de inatividade e implementa a recuperação automática das falhas do sistema.

Quais características dos sistemas de alta disponibilidade?

Os sistemas de alta disponibilidade podem ser projetados e implementados de várias maneiras para melhor atender às suas necessidades comerciais específicas. No entanto, eles devem ser criados com certas práticas recomendadas em mente:

  • Aplicativos implantados em vários servidores para evitar a sobrecarga de qualquer máquina em tempos de alta carga.
  • Testes rigorosos de componentes e serviços para garantir a máxima disponibilidade, desempenho e segurança para evitar violações.
  • Alternação para recursos em espera, conforme necessário, no caso de falha de componente ou serviço.
  • Uso inteligente de componentes para garantir a máxima estabilidade e disponibilidade.
  • Redundância de sistemas e dados, por meio de múltiplas máquinas ou partições.

Os sistemas de alta disponibilidade também incluem estratégias abrangentes para backup e recuperação no caso de corrupção ou destruição de dados. Backups de dados completos, combinados com testes incrementais, garantem a integridade dos dados para evitar problemas com faturamento, autenticação do cliente e outros processos comerciais confidenciais.

O principal objetivo é eliminar pontos únicos de falha em seus sistemas e infra-estrutura, o que levaria à interrupção de suas operações ou serviços. A redundância — com métodos para detectar falhas e tomar ações corretivas — ajuda a manter seus sistemas funcionando com eficiência máxima.

Quando você implementa uma estratégia de alta disponibilidade em sua organização, reduz o risco de interrupções de serviço para a continuidade de seus negócios, lucros e reputação. Com serviços escaláveis ​​baseados em nuvem, você pode ter um sistema altamente disponível instalado e funcionando de maneira rápida e econômica.

Que nível de disponibilidade sua empresa possui atualmente? Já sofreu problemas com disponibilidade da sua rede antes? Comente abaixo e compartilhe suas experiências conosco!

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked