Cleber Calegari é Diretor Comercial - Educação do Grupo Binário
Cleber Calegari é Diretor Comercial – Educação do Grupo Binário

O maior desafio das instituições de ensino é aprimorar sua capacidade de gestão, o que envolve uma série de processos como otimizar recursos financeiros, agilizar a tomada de decisões estratégicas e garantir a segurança das informações e dos dados da organização. Ao mesmo tempo em que as soluções tecnológicas estão disponíveis a toda e qualquer instituição que necessita aprimorar esses fatores com ferramentas eficazes, o receio de que as mesmas substituam os educadores se torna um dos empecilhos para que as instituições evoluam.

Com relação à aprendizagem, ainda que a escola tenha mais autonomia nos processos educacionais, nenhuma transformação será eficaz sem educadores e profissionais da tecnologia que direcionem essas novas ferramentas juntos. O mesmo ocorre com a gestão da instituição, que necessita de gestores capacitados para administrar os novos instrumentos em prol da melhoria de todos os processos de forma integrada.

A tecnologia agrega não apenas valor à educação, mas proporciona uma nova forma de pensar e enriquecer as estratégicas pedagógicas e administrativas. Além disso, as ferramentas de inovação fortalecem a segurança e a precisão das informações de alunos, pais, comunidade, condições financeiras das famílias, etc. São esses dados que farão com que a organização execute seu papel enquadrada na realidade em que vive de fato.

Outro ponto fundamental refere-se à integração de todos esses dados em uma única solução, o que otimiza não apenas o tempo, mas a produtividade dos colaboradores e a possibilidade de que os gestores não se prendam ao operacional, direcionando sua expertise ao gerenciamento estratégico da instituição.

A gestão escolar por meio da inovação é fundamental para que as instituições sobrevivam não apenas à crise, como também aos desafios do tempo e da transformação da educação, processos essenciais para a evolução da sociedade.

Acompanhar ao mesmo passo tudo isso é o segredo para permanecer ativo e otimista diante do mundo em transformação constante. Nesse ecossistema de mudanças, multiplicidade e integração são os pilares do novo modelo educacional que precisamos construir com urgência não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

Se antes podíamos dizer que os gestores não sabiam do que a tecnologia era capaz no quesito gerenciamento, hoje essa justificativa não cabe mais. Uma pesquisa realizada pela ADVANCE revelou que 95% dos entrevistados consideram a tecnologia como fator relevante para amenizar os efeitos da crise. Além disso, 84% deles estão insatisfeitos com seu Sistema de Gestão Educacional, considerando justamente a confiabilidade e a integração como pontos fracos.

Se mais de 62% dos entrevistados utilizam um sistema desenvolvido dentro da instituição, por que não abrir espaço para as ferramentas e soluções que foram criadas especificamente para o mercado educacional? É preciso mudar essa cultura com urgência, visto que o estudo também apontou que a maioria não pretende trocar de sistema, ainda que seja ineficiente e inoperante para a organização.

Portanto, investir em tecnologia é dizer sim para uma gestão participativa, uma mudança de contexto nas organizações já ultrapassadas e na dinâmica de ensino, que também não acompanha as novas gerações cheias de conhecimento, curiosidade e, claro, tecnologia.

Se a inovação tecnológica transformou a maneira como as pessoas consomem, trabalham, se divertem e se relacionam, por qual motivo a educação não acompanha esse processo? O fato é que temos um caminho valioso pela frente que passa pela gestão inteligente das instituições, pela comunicação eficiente com os alunos, metodologias ativas no ensino e pelos mais diferentes recursos educacionais interativos.

http://startupi.com.br/2016/06/tecnologia-vai-mudar-o-cenario-da-educacao-no-brasil/

http://itforum365.com.br/noticias/detalhe/118249/tres-tendencias-da-tecnologia-que-nos-levarao-a-educacao-do-futuro

http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2015/10/22/1132674/principais-tendencias-educacao-futuro.html

http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=2075

http://unifia.edu.br/revista_eletronica/revistas/educacao_foco/artigos/ano2011/gest_tec.pdf