Luiz Fernando Kasprik é gerente de divisão do Grupo Binário

A BT anunciou em seu portfólio de soluções de segurança BT Assure, projetado para que organizações resolvam com mais eficiência uma ampla gama de questões de segurança e protejam o clima de confiança que uma empresa necessita para ter sucesso. Essas inovações têm como foco os perigos da crescente utilização de dispositivos pessoais em redes corporativas; os riscos da implementação em larga escala de soluções de cloud computing e os desafios do que se conceitua como “big data”, ou o enorme volume de dados não estruturados inerentes aos negócios hoje. (Fonte: TI Inside)

A pesquisa feita pela BT aponta, num horizonte muito próximo, a consolidação dos movimentos referentes à mobilidade (BYOD e CYOD) e, ainda, o Big Data. Esse novo modelo de negócio traz em si vários pontos positivos e também traz na sua esteira as mesmas preocupações das redes ditas mais tradicionais.

Com a crescente manifestação das demandas reprimidas de acesso e tráfego sobre as redes móveis, as empresas e entidades precisarão ajustar seus modelos de segurança e controle de dispositivos empregando plataformas de MDM (Master Data Management), como por exemplo, para monitorar e gerenciar dispositivos ao redor do ecossistema das empresas. O desafio dos CIO´s é grande quando vislumbramos o tamanho do ambiente de integração.