Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

Devemos estar cada dia mais “antenados” aos tipos de suporte dados aos funcionários e saber distinguir bem o que fazer para melhorar o desempenho deles.

Temos, erroneamente, o hábito de usar o termo “coaching” para todo e qualquer tipo de acompanhamento a funcionários, independente de idade e/ou experiência. Precisamos aprender a separar o “mentoring” (termo que vem da palavra mentor), que serve especificamente para funcionários mais novos, e que se destacam em sua estrutura.

O “mentoring” tem como principal foco desenvolver novos talentos e prepará-los para assumir posições de liderança na empresa. Já o “coaching”, diferentemente, tem como principal função aprimorar algumas capacidades de funcionário experientes, mas que tem alguma deficiência. De qualquer maneira, os dois métodos devem ser aplicados constantemente, de modo a melhorar as habilidades dos funcionários e, ao mesmo tempo, manter a motivação dos mesmos para não perder talentos por falta de uma análise mais detalhada.

Leia sobre: Você sabe a diferença entre mentoring e coaching? (Fonte: CIO)