Sergio Humberto Marques é gerente de logística do Grupo Binário

Entenda melhor o que é CAPEX e OPEX e descubra a diferença dessas formas de aquisição de produtos e/ou serviços.Otimização

Já me deparei diversas vezes em reuniões nas quais o cliente fala que não tem CAPEX, mas tem OPEX, ou vice-versa. Inicialmente quando ouvi isso, fiz cara de entendido e fiquei quieto. Ao voltar ao escritório, fui imediatamente estudar o que seria um e outro. Imagino que muitas pessoas passaram pela mesma situação e por isto resolvi tentar traduzir de uma forma simples o que seriam essas duas formas de aquisição/contratação de produtos e serviços.
Esses termos são muito utilizados e é importante que você compreenda o que são esses dois termos e quais suas principais diferenças para não fazer feio na reunião.
Tanto CAPEX quanto OPEX são formas de aquisição/contratação de produtos e serviços. Mas vamos entender melhor essas siglas:

O que é CAPEX?

CAPEX é a sigla da expressão inglesa “CAPitalEXpenditure” (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) que indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de bens de capital de uma determinada empresa. Por exemplo, comprar uma impressora.

O que é OPEX?

OPEX é a sigla da expressão inglesa “OPerationalEXpenditure” (em português, despesas operacionais) que se refere ao custo associado à manutenção dos equipamentos, gastos de consumíveis e outras despesas operacionais. Por exemplo, comprar um contrato de manutenção para a impressora ou fazer o outsourcing (terceirizar) da impressão de seu escritório.

Vantagens de utilizar o CAPEX e o OPEX

As vantagens mais evidentes são na forma OPEX, pois:

  • Oferece aumento na flexibilidade dos custos
  • Reduz as necessidades de financiamento (que ficam mais diluídas ao longo do tempo).

Mas, não se prenda! Avalie a necessidade da sua empresa no cenário atual para definir qual é a forma mais adequada.
Muitas vezes, e por motivos diversos, as empresas têm necessidade de trocar CAPEX por OPEX ou o contrário. Portanto, aqui vão algumas dicas para reduzir o CAPEX e trocá-lo por OPEX:

  • Outsourcing (terceirização)
  • Aluguel de equipamentos e instalações.

Ainda ficou alguma dúvida? Não hesite em deixá-la nos comentários para que possamos te ajudar!

 

*Referências: http://goo.gl/3Hlpz7  /  http://goo.gl/9k5yxa