Rony Pedroso é gerente de desenvolvimento de novos negócios da BinarioMobile

A Apple criou para o iOS 6 um aplicativo de mapas, o “Maps”. Ele substituiu o Google Maps como aplicativo nativo de mapas do iPhone. Essa mudança, mesmo trazendo novidades como o GPS com viva voz e piloto automático, deixou a desejar. Os mapas não atingiram a assertividade do Google Maps, conforme as inúmeras reclamações dos usuários.

Rumores não confirmados pelo Google dizem que um aplicativo específico para o iOS 6 estaria sendo desenvolvido e que o lançamento estaria próximo. Rumores a parte, a Apple tenta de alguma forma não ficar presa a um concorrente. Da mesma forma como aconteceu com o lançamento do Safari, no mundo dos desktops, há alguns anos. A versão inicial, apesar de rápida, não tinha todas as funcionalidades do IE da Microsoft, mas isso não impediu a versão de ser desenvolvida e melhorada. Assim, esperam os usuários do Apple Maps.

Por hora, o CEO da Apple, Tim Cook, “lamenta enormemente” a frustração causada pelo novo aplicativo de mapas. Em nota oficial, a Apple sugeriu opções momentâneas: “Enquanto melhoramos o Maps, você pode experimentar alternativas ao baixar apps de mapas da App Store, como o Bing, MapQuest e Waze; ou usar os mapas do Google ou Nokia, indo até seus sites e criando um ícone na tela inicial para o webapp deles”.

Mesmo com o ocorrido, acredito que o Google tentará manter-se na liderança e deve lançar cada vez mais funcionalidades. Uma guerra boa, que trará benefícios a nós consumidores.