Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário

Quando uma pessoa está em um aeroporto ou em uma área pública e quer usar as redes WiFi normalmente ela tem várias opções de redes disponíveis. Mas como o usuário pode saber em qual rede se conectar ou mesmo se será possível conectar? Por que conectar-se numa rede WiFi não é tão simples quanto se conectar na rede celular?

Para que possamos atingir tal grau de conectividade, está sendo trabalhado por fabricantes e operadoras o conceito do Hotspot 2.0, uma iniciativa que irá usar um novo padrão, conhecido como 802.11u, que objetiva a autenticação automática e handoff de maneira transparente e sem complicações. Isso, permitirá que os usuários de redes WiFi façam o roaming entre as redes sem necessidade de autenticação adicional.

 O conceito do Hotspot 2.0 vai um pouco além do protocolo 802.11u para que seja possível efetivamente automatizar o discover de rede, registro, provisionamento e os processos necessários para uma conexão WiFi, algo que hoje é feito manualmente quando os usuários se conectam a um determinado hotspot.

O 802.11u foi ratificado pelo IETF em meados de 2010 e publicado em fevereiro de 2011, mas sua utilização ainda depende de adaptações tanto nos Access Points quanto nos terminais, e isso irá ocorrer gradativamente, pois as operadoras ainda estudam modelos de negócios para viabilizar sua adoção.

 Para conhecer um pouco da operação do 802.11u, clique aqui.