Edson Cardoso é gerente de pré-vendas do Grupo Binário

O novo padrão do Wireless Fidelity está em fase final de desenvolvimento e promete ultrapassar a barreira do Megabit para Gigabit em ambientes sem fio.

 As soluções WiFi ainda são utilizadas pelas empresas como soluções de apoio a redes cabeadas. As implementações atuais têm limites, muitos desconhecidos pela maioria, que fazem com que a performance não atenda as necessidades, dando a impressão que WiFi não é uma solução para ser utilizada em produção.

 Esse mito deve-se, em grande parte, ao desconhecimento generalizado de cobertura, transmissão, densidade etc, que são fundamentais em um projeto de redes sem fio.

Os padrões atuais 802.11 a/b/g/n têm particularidades que, se não conhecidas e exploradas corretamente, vão se tornar mais um problema do que uma solução. O 802.11 b/g/n trabalha em 2.4Ghz, o que permite o uso de somente três canais sem overlapping e dificulta um bom dimensionamento de canais. Além disso, esse sinal é muito suscetível a interferências, já que telefones sem fio, bluetooth, mouses sem fio e outros aparelhos operam na mesma frequência.

O uso do 802.11 a/n possibilitou um aumento considerável de canais, pois ele opera em 5Ghz,  com 23 canais não sobrepostos e em frequência considerada limpa. No entanto, não adianta os Access Points operarem em 5Ghz se os devices não usam a mesma frequência, o que é uma realidade em praticamente 90% dos notebooks, netbooks, smartphones e tablets disponíveis no Brasil.

 Não é válido financeiramente investir em solução puramente 2.4Ghz. Apesar de serem mais baratas, não permitiram atualizações e obrigaram as empresas a substituir os APs por soluções 5Ghz, pois é disso que se trata o 802.11ac.

 Teoricamente, essa nova especificação vai habilitar multi-station WLAN com pelo menos 1 Gigabit por segundo. Isso será possível estendendo os conceitos alcançados pelo 802.11n: maior banda por RF (até 160 MHz), mais streams MIMO (até8), multi-user MIMO e modulações de alta densidade (até 256 QAM).

 A formalização desse standard deve ocorrer ainda no início de 2012, mas já há fabricantes que possuem equipamentos 802.11 ac ready, como Ruckus Wireless e XIRRUS, representados no Brasil pela Binário Integradora, uma das frentes de negócios do Grupo Binário.