Conheça 7 Benefícios Que o Cloud Computing Pode Trazer Para sua Empresa

Os benefícios da nuvem tornaram-se essenciais para qualquer modelo de negócio de sucesso e de qualquer dimensão que esteja atuante no mercado mundial

Se você quer otimizar os processos como um todo e unificar o acesso a dados e ferramentas, precisa investir seu tempo e seu dinheiro na Cloud Computing, um sistema que envolve o armazenamento de informações e a virtualização de todo e qualquer trabalho.

A solução traz diversas vantagens como a redução dos custos e o aumento de produtividade, mas não é só isso… A empresa ganha também com o “time to Market”, que é o tempo de mercado, na tradução.

Fizemos uma seleção dos 7 principais benefícios de se investir na nuvem, confira!

1 – Redução de Custos

Redução de Custos

Esse é um dos pontos mais importantes porque tem a ver diretamente com o bolso do empresário e dos acionistas – e que influencia também no plano de negócios da empresa.

Sim, a redução de custos é um dos motivos que faz com que a nuvem seja vantajosa para uma companhia independente do seu porte.

Na prática é muito fácil entender: com as informações em um servidor online, a empresa não precisar gastar dinheiro com os gigantescos data base, em forma de servidores físicos e nem mesmo com os backups que precisam ser feitos em outros dispositivos, como os HD externos.

Uma migração permite que a equipe de TI seja reduzida e os gastos com a manutenção também. Saiba como migrar para a nuvem.

2 – Aumento da Produtividade

A cloud otimiza várias pequenas tarefas, como a manutenção de softwares e a (não) necessidade de backups. Essas podem parecer tarefas simples, mas na somatória significam uma grande perca de tempo e de dinheiro no controle financeiro.

Com o tempo livre, o colaborador de TI terá seu trabalho otimizado, já que poderá se atentar a outras áreas que também são importantes, aproveitando melhor sua carga horária.

3 – Acessibilidade Acentuada

As maiores organizações não se limitam a ter dias úteis ou horários comerciais pré-definidos – uma flexibilização nesses itens podem fazer com que a companhia se destaque no mercado e entre a concorrência.

Imagine que seus colaboradores possam acessar documentos importantes a qualquer momento, de qualquer lugar e com qualquer dispositivo… Isso parece interessante, não?

A cloud computing tem essa acessibilidade porque ela permite que as informações sejam acessadas a partir de uma página da internet (que começa com www.) ou por aplicativos de celular – desde que o usuário tenha o login e a senha.

4 – Ferramenta de Autocontrole

O autocontrole de uma empresa pode ser efetivado com a cloud porque… Vamos considerar alguns exemplos para você entender mais facilmente.

Imagine que você seja o gestor de uma companhia e precisa viajar durante os próximos 15 dias. Como faria o contato e acompanharia o desenvolvimento dos seus parceiros? Teria que ligar todos os dias ou, no mínimo, ter um “espião” por lá, não é?

Com a nuvem, toda a informação pode estar disponível na internet e você pode acompanhar tudo de onde estiver, seja as vendas, a produção, as cotações. Essa é uma facilidade e tanto!

Outro exemplo deve-se ao fato de que sua companhia pode ter relacionamento com vários clientes e usar a nuvem para isso, separando os arquivos de forma que eles não se interliguem entre si – mantendo o controle orçamentário e financeiro.

5 – Segurança dos Dados

Segurança de dados

Esse é um ponto pensado no longo prazo para a nuvem.

Quando esse avanço tecnológico foi pensado, os ataques cibernéticos já existiam e as perdas no sistema também. Portanto, um dos objetivos da cloud é o de ter uma sequência que não permita a interrupção de arquivos – e isso acontece se você tiver conexão a internet.

Mas, como a nuvem pode ser segura?

Primeiro pela criptografia, que é “uma técnica que transforma a informação da forma original para uma ilegível, como se fosse uma chave secreta. Ou seja, só pode acessá-la quem for autorizado”.

Dessa forma, só tem acesso a informação quem tem um login e senha – há estudos sendo feitos para implementar a biometria também. Confira também o que podemos esperar do Cloud Computing para 2018.

Já para os ataques cibernéticos, quando um documento é salvo na nuvem, ele fica dividido em várias partes, como um quebra-cabeça de 100 peças. Dessa forma, ainda que alguém “roube” a informação, não terá a sequencia das outras 99 peças, já que estão em servidores diferentes.

Isso torna o “trabalho” do “ladrão virtual” totalmente inválido.

Diferente do que muitas pessoas pensam, a cloud é segura na armazenagem de dados!

6 – Infraestrutura Otimizada

Além da redução dos custos e otimização dos profissionais de TI, a nuvem também permite otimizar o seu espaço físico.

De maneira geral, para ter uma boa acessibilidade à nuvem, você e sua companhia precisam ter uma boa conexão à internet e um dispositivo que suporte tais processos.

Esqueça, portanto, aquela ideia de grandes salas de servidores que são usados para backups.

Essa grande infraestrutura torna-se redundante porque a nuvem tem um servidor seguro e que faz a “cópia de segurança” automaticamente.

Sim, mesmo que você perca ou tenha um arquivo corrompido (que é quase impossível), você será redirecionado para a cópia segura.

Essa redução de espaço físico é importante para vários fins, como o financeiro.

7 – Suporte a Transformação Digital

Cloud Computing

Estar presente na cloud computing pode fazer as empresas estarem conectadas ao que há de melhor para o futuro empresarial e tecnológico.

Talvez você ainda não tenha ouvido falar, mas a IoT (Internet das Coisas) é o futuro da tecnologia, que conecta pessoas e coisas. E a IoT está na nuvem. Em pouco tempo, tudo estará conectado a essa tecnologia e bem longe dos data centers locais.

Além disso, os provedores de nuvem cuidam de toda atualização da infraestrutura de TI, como a atualização de softwares, por exemplo. Isso dá um ganho importante para a sua competitividade.

Cloud Computing – Como entrar nesse “mundo” de forma fácil

As vantagens da cloud computing são muitas e não deixam dúvidas que ela proporciona mais tempo para as empresas focar no seu negócio – otimiza tempo, espaço e dinheiro.

As dúvidas, no entanto, são várias: “como fazer a migração do data center para a nuvem de forma segura?”, é uma delas.

A Binário Cloud é uma empresa que atua justamente para facilitar essa transição complexa. Os serviços contam com uma equipe altamente capacitada e com experiência em computação na nuvem.

O resultado pode ser visto em números: economia financeira de até 50%, otimização das equipes em 30% e aumento no desempenho dos recursos em 60%… Ficou curioso para saber como tudo isso pode ser feito de forma simples? Acesse a Binário e descubra! 

Conheça 7 Benefícios Que o Cloud Computing Pode Trazer Para sua Empresa
Avalie este post

Posts Relacionados:

1 Comment

Advento Desentupidora

about 9 meses ago

Reduzimos um custo mensal de R$ 480,00 para R$ 6,90 em nossa pequena empresa utilizando um servidor de arquivos na nuvem. Imagino em uma grande empresa com alto volume de dados.

Responder

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked