O Big Data não é mais apenas uma tendência — chegamos a um ponto em que essa tecnologia agora é mainstream, e se a sua organização não está concentrada em descobrir como implementar tecnologias de Big Data, ela pode estar ficando para trás.

No fim de 2017, 53% das empresas já estavam adotando a tecnologia. Embora esteja claro que ela continuará a crescer nos próximos anos, a maneira como as organizações usarão os dados ainda está tomando forma.

De fato, o mundo do Big Data continua a mudar rapidamente. E para que você consiga acompanhá-lo, separamos abaixo as 6 tendências que estão impulsionando a tecnologia de dados! Veja só:

1. Big Data é open source

Aplicativos como Apache Hadoop e Spark colocaram o Open Source no mapa e passaram a dominar o espaço de Big Data. Um estudo descobriu que pouco mais de 60% das empresas esperam ter clusters do Hadoop em execução até o final de 2018.

Especialistas dizem que muitas empresas continuarão a expandir seu uso do Hadoop e outras tecnologias de código aberto. O próximo desenvolvimento será ver essas tecnologias responderem em tempo real.

2. Computação In-Memory

As empresas têm procurado maciçamente esse tipo de tecnologia como uma tentativa de acelerar o processamento de Big Data. A computação in-memory é o armazenamento de informações na memória acesso aleatório, a RAM, e não em bancos de dados relacionais complicados que operam em unidades de disco comparativamente lentas.

A computação in-memory ajuda as empresas a detectar padrões rapidamente, analisar volumes de dados em tempo real e realizar suas operações rapidamente. A queda nos preços de memória no mercado atual é um fator importante que contribui para a crescente popularidade dessa tecnologia. Isso tornou a computação in-memory econômica entre uma ampla variedade de aplicativos, inclusive no Big Data.

3. Aprendizado de Máquina

À medida que os recursos de análise de Big Data avançaram, algumas empresas começaram a investir em Aprendizado de Máquina. Este é um ramo da inteligência artificial que se concentra em permitir que os computadores aprendam coisas novas sem serem explicitamente programados.

Em outras palavras, os computadores serão capazes de analisar grandes bancos de dados existentes (Big Data) para chegar a conclusões que mudam como o aplicativo se comporta.

Os sistemas de inteligência artificial e de Aprendizado de Máquina mais avançados estão se movendo para além dos algoritmos tradicionais para criar sistemas que compreendam, aprendam e prevejam potencialmente como operar de forma autônoma.

4. Big Data Apps

As empresas estão usando tecnologias de aprendizado de máquina e tecnologias de IA de várias formas para criar aplicativos inteligentes. Esses aplicativos geralmente envolvem análises de Big Data usando os comportamentos do usuário para fornecer um serviço melhor e mais completo.

A expectativa é de que, nos próximos dez anos, praticamente todos os aplicativos usarão esse tipo de tecnologia para serem operados. Isso virá acompanhado da análise preditiva, que é semelhante ao aprendizado de máquina, pois faz uso do Big Data para prever acontecimentos futuros.

5. Segurança de dados

A segurança de inteligência é outro elemento que muitas organizações estarão incorporando, com a análise de Big Data sendo perceptível em sua estratégia de segurança. Os dados de registro de segurança da empresa fornecerão um tesouro de informações que vão desde histórico de ataques cibernéticos ​​até informações sobre como melhor se proteger de ataques futuros.

Como resultado disso, algumas das organizações estão integrando seus softwares de informações de segurança e gerenciamento de eventos (SIEM) com apoio de plataformas de Big Data, como o Hadoop.

6. Internet das coisas

A Internet das Coisas certamente terá um impacto considerável nas tendências de Big Data. De acordo com um estudo recente, mais de 31% das empresas já usaram as soluções de IoT, e mais 40% das pessoas pediram planejamento para usá-las nos próximos 12 meses.

Com todos esses desenvolvimentos futuros em aplicativos e tecnologias, poderíamos estar prestes a experimentar um crescimento de dados mais rápido do que nunca no passado.

Gostou de saber quais são as tendências que impulsionam a evolução do Big Data? Acompanhe nosso blog e fique de olho em muitos mais conteúdos como esse!