6 motivos para usar o SD-Wan gerenciado

Você pergunta-se quais motivos para usar o SD-Wan? As tecnologias de computação em nuvem trouxeram empresas de todos os tamanhos à linha de frente da maior revolução tecnológica até o momento. As soluções em nuvem estão no caminho certo para alterar completamente a TI corporativa e interromper a maneira como as organizações fazem negócios.

Como resultado da mudança para o modelo “como um serviço”, ou “as a service”, o desempenho do aplicativo teve um impacto direto na produtividade dos negócios. Consequentemente, os CIOs perceberam que as redes tradicionais não são preparadas para lidar com a mudança para a nuvem. Assim, a conectividade de rede também sofreu uma transformação.

Principais motivos para usar o SD-Wan gerenciado

Para acompanhar as demandas que a computação em nuvem colocou na rede, a WAN definida por software (SD-Wan) surgiu para otimizar as conexões de rede herdadas. Agora, os CIOs estão perguntando os motivos para usar o SD-Wan. Existem várias razões, vamos explorar.

1. O SD-Wan dispensa o uso de hardware

O primeiro dos motivos para usar SD-Wan é que sua tecnologia não utiliza hardwares dedicados para o funcionamento da rede, como roteadores. O custo estrutural é consideravelmente menor. Principalmente se levarmos em conta que não há a necessidade de pontos de conexão internos em cada um dos locais de acesso, como filiais regionais, estaduais e multinacionais.

>>> Veja também: Wi-fi 6 está chegando: saiba tudo sobre ele.

2. Menor custo de manutenção

Por não ter o acesso concedido e configurado presencialmente, não há a necessidade de equipes técnicas em cada um dos pontos de acesso. Toda a configuração é feita de forma remota de um único centro de gerenciamento, reduzindo não somente os custos iniciais de aquisição de hardwares como a do deslocamento para configuração in-loco.

3. Velocidade de instalação e disponibilização

Quando se trata de conexões físicas, com cabos, servidores e roteadores, existe a necessidade de múltiplas instalações, além da contratação de serviços em nuvem. Inicialmente se dá o processo de configuração interna de cada ponto de acesso e em seguida a sincronização com o servidor fornecido.

No caso de SD-Wan gerenciado, o processo se dá de forma simples e rápida. Isso possibilita a configuração e a disponibilidade de acesso quase que instantaneamente sem os custos de deslocamento e instalações locais.

4. Suporte para diferentes tipos de conexão

O SD-Wan gerenciado oferece suporte a diversos tipos de conexão à internet, desde o 3G/4G/5G à conexão via cabo. Dessa forma, cada terminal pode escolher a forma que mais atende no quesito custo benefício.

Além disso, com a gestão feita de forma centralizada, é possível corrigir erros de latência de rede e traçar rotas de conexão que mais atendam cada acesso.

>>> Veja também: 6 vantagens na adoção da SD-WAN para a sua empresa.

5. Segurança

Outro dos motivos para usar o SD-Wan é que ele permite à central de controle a integração entre sistemas e protocolos de segurança, com regras de firewall distintas, IPS e ATP personalizadas.

Além disso, o tráfego de banda é inspecionado e pode ser criptografado, protegendo as informações trocadas entre usuários do mesmo servidor utilizando a mesma linha de segurança, e as solicitações de acesso são analisadas e avaliadas por meio de inspeção SSL.

6. Gestão centralizada

Como mencionado nos motivos para usar o SD-Wan, toda a disponibilização e gestão de acesso, bem como a segurança de dados são realizados por uma única interface centralizada.

O provedor do serviço SD-Wan fornece o ambiente de trabalho a ser utilizado e todo o suporte aos usuários, sem a necessidade de presença física de técnicos e com um custo consideravelmente menor de investimento físico.

Os serviços dispõem das técnicas e procedimentos mais modernos de automação, que são atualizados constantemente de acordo com a experiência dos usuários. Essas atualizações tornam o acesso cada vez mais personalizado e diminui a quantidade de erros de conexão, acessos, perdas de informações e latência de banda.

A mudança para a nuvem é algo que as empresas precisam considerar para se manterem competitivas. Com os benefícios da computação em nuvem superando os custos para a maioria dos setores, a migração é inevitável.

Com isso em mente, o papel da SD-Wan em TI continuará crescendo, e cabe aos CIOs garantir que eles preparem suas organizações totalmente para a transição para os serviços baseados em nuvem.

Gostou do nosso artigo sobre os motivos para usar o SD-Wan? Venha conhecer também sobre segurança anti DDoS e fique por dentro das novidades que podem tornar seu negócio mais ágil, prático e seguro!

No Comments

Leave a Comment

Please be polite. We appreciate that.
Your email address will not be published and required fields are marked