Marcela Rodrigues é Gerente Comercial do Grupo Binário
Marcela Rodrigues é Gerente Comercial do Grupo Binário

O cenário de colaboradores que utilizam dispositivos pessoais como celulares, tablets ou notebooks para fins corporativos, já se tornou realidade nas empresas brasileiras.

O termo Bring Your Own Device (BYOD) não pode mais ser chamado de tendência, pois já é fato no mundo corporativo. Para tal, as empresas devem garantir o gerenciamento deste ambiente, afim de explorar os benefícios reais que o BYOD oferece, como o aumento da produtividade, o mesmo melhora o atendimento aos clientes e otimiza o tempo para realização das atividades. “Traga seu próprio dispositivo”, em uma tradução literal, é o presente e o futuro do mundo corporativo.

O que devemos discutir são as questões de segurança, a integridade dos dados da empresa, adequando a gestão eficaz da informação de acordo com os processos e políticas da companhia, que mantenha o equilíbrio entre a preservação das informações corporativas e a privacidade dos colaboradores. Aliás, essa é uma das maiores preocupações das empresas: evitar possíveis problemas causados pela escassez de um ou o excesso de outro.

Como podemos garantir que os colaboradores acessem seu ambiente digital de forma segura? O que é necessário para iniciar uma abordagem segura de BYOD, devemos debater os sistemas de segurança e gerenciamento de dispositivos, os chamados MDM (Mobile Device Management) ou EMM (Enterprise Mobility Management). Sem isso, somado ao mau uso da rede, os riscos podem ir além do desperdício de tempo dos colaboradores e chegar ao vazamento de informações importantes que deveriam permanecer dentro das empresas.

É necessário encontrar estratégias que se integrem à infraestrutura de segurança das organizações, muito embora saibamos que alguns funcionários ultrapassam essa barreira e burlam as políticas de privacidade das empresas. No entanto, riscos como utilizar wi-fi público ou aplicativos móveis sem segurança, por exemplo, devem ser minados das organizações com tecnologia e conscientização. A solução de MDM oferece um alto nível de gerenciamento, controle de permissionamento, políticas de segurança, configuração de VPN e Wi-Fi, túnel de aplicativos e entre muitas outras funcionalidades.

Em contraponto, como já falamos antes, muitas companhias se questionam qual é o limite para o monitoramento. Até onde devo ir? Até que ponto o colaborador deve ter privacidade ao utilizar dispositivos pessoais em seu ambiente de trabalho? E ao levar os dados da empresa para casa? Se essa é a sua preocupação, fique tranquilo. A justiça justifica a monitoração, pois compreende que a internet, o e-mail e os dados que pertencem à empresa devem ser respeitados e resguardados.

Assegurar a integridade dos dados da organização é prioridade, visto que a tendência é quase metade das empresas migrarem para o BYOD até o ano que vem, conforme divulgou a Gartner, empresa americana de consultoria. Segundo a pesquisa, 50% das companhias implementarão o BYOD para smartphones em 2017, por exemplo. Com isso, a alternativa de utilização dos dispositivos da empresa será eliminada. Sendo assim, a necessidade de garantir o equilíbrio entre profissional e pessoal é demanda que consideramos urgente.

Visto que o controle do tipo de informação que sai da empresa é indispensável, vale ressaltar que a conscientização também faz parte do processo. Ao rastrear um dispositivo é preciso informar aos colaboradores que o mesmo será monitorado, evitando problemas futuros.
Ademais, o conselho é aproveitar todos os benefícios do BYOD com segurança, aumentando a produtividade, promovendo bem-estar e gerando melhores resultados.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=38425&sid=128#.Vzt0XWiDGko

http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=Empresas-Podem-Monitorar-O-Que-Os-Funcionarios-Fazem-Na-Web&idc_cad=xrcw4jl8y

Monitoramento da internet pelo empregador

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=8096

http://blogbrasil.comstor.com/bid/264380/4-benef-cios-da-introdu-o-de-BYOD-nas-empresas