Em 2012 nosso Diretor de Logística, Sergio Humberto, redigiu um texto muito interessante sobre a diferença entre CAPEX e OPEX, que você pode ler aqui. Mas você sabe como a modalidade de prestação de serviços continuados se caracteriza nessa história?

 

O que é CAPEX e OPEX?

CAPEX é a sigla da expressão inglesa “CAPital EXpenditure” (em português, despesas de capital ou investimento em bens de capital) que indica a quantidade de dinheiro gasto na compra de bens de capital de uma determinada empresa, – Por exemplo, comprar uma impressora.

OPEX deriva da expressão ““OPerational EXpenditure” (em português, despesas operacionais) que se refere ao custo associado à manutenção dos equipamentos, gastos de consumíveis e outras despesas operacionais.

 

Compreendendo a diferença

Compreendendo a diferença entre ambas modalidades você se questiona ao contratar um serviço: “Eu devo me concentrar em contratar CAPEX ou OPEX?”. A resposta pode variar de caso em caso, porém as vantagens de se contratar um outsourcing em momentos de crise como este são inúmeras, podemos listar:
• Aumento na flexibilidade dos custos
• Redução das necessidades de financiamento (que ficam mais diluídas ao longo do tempo).

A flexibilidade que a contratação de um serviço continuado lhe permite tende a ser muito maior quando comparada a compra de um equipamento. Visto que ao contratar um XaaS você está contratando a funcionalidade de um serviço, logo é de responsabilidade da contratada manter o bom funcionamento do serviço contratado.

Um bom exemplo para entender está dinâmica é: Imagine que sua empresa possuí a necessidade de adquirir 5 impressoras, se há compra for realizada via CAPEX, será de inteira responsabilidade da empresa a instalação e manutenção da funcionalidade daquele equipamento. Ao contrário do contrato via OPEX, onde a contratante terceiriza estes “problemas” e se porventura não venha mais precisar dos equipamentos, os devolve à contratada.

Trazendo este universo aos dias atuais, podemos dizer que o OPEX permitirá que seu negócio continue a investir nos melhores hardwares, softwares e maquinário, tendo o respaldo do outsourcing, onde dependendo da flexibilidade do contrato, o pagamento destes serviços pode ser encerrado sob aviso prévio.

A tendência é que com o XaaS haja a constante otimização dos recursos de TI

Principalmente com a diminuição de manutenção da infraestrutura interna, além de haver a redução significativa de custos. Faça uma análise de seu negócio e veja como esses benefícios podem ser vantajosos com a modalidade as a Service.

 

Saiba Mais!

Quer saber mais sobre como implementar soluções as a Service em seu negócio? Fale hoje mesmo com um de nossos especialistas, clica aqui!