A segurança na nuvem é um serviço que vem crescendo cada vez mais. Isso porque, o aumento de empresas e pessoas usando Cloud Computing, exige cuidados adicionais para a proteção de dados.

De acordo com o estudo anual CISO Benchmark, da Cisco, as empresas usam em média 20 tecnologias de segurança. Ainda assim, muitos empreendedores se sentem inseguros ou até mesmo cansados de tentar se proteger.

Contudo os avanços da segurança na nuvem, hoje já é possível se proteger 100% contra ameaças da internet.

Quais os benefícios da segurança na nuvem?

A segurança na nuvem traz uma série de benefícios em relação aos métodos de proteção de TI tradicionais. Entre eles estão:

  • Maior controle de acesso a informações

Uma das vantagens de investir nesse tipo de tecnologia é que você pode controlar os acessos dos usuários. Por meio dessa tecnologia é possível gerenciar o que cada usuário pode acessar dentro do sistema.

Com isso, você impede que todos os documentos fiquem disponíveis para todos os usuários que têm acesso. Além disso, sempre que alguém acessar ou modificar algum item você será notificado.

  • Criptografia

Outro grande benefício da segurança na nuvem é que ela utiliza criptografia. Essa é uma das tecnologias de segurança mais eficientes da internet, pois, garante que apenas o usuário tenha acesso.

Isso porque, quando as informações são transmitidas elas são transformadas em um código único. Esse código não pode ser lido por nenhum outro usuário, a não ser aquele que tenha a chave que irá transformar a combinação de caracteres na informação novamente.

  • Escalabilidade

Outra vantagem da segurança na nuvem é a possibilidade de escalabilidade. Ou seja, conforme a sua empresa precisa de mais dados ou itens adicionais de segurança, é possível ampliar facilmente. A expansão em plataformas de e-commerce nas datas festivas, como Natal e Black Friday, é um ótimo exemplo disso.

Isso porque toda a estrutura é digital. A infraestrutura física fica a cargo do prestador de serviço, que se encarrega de ampliar, por exemplo, a quantidade de servidores.

Atualização e otimização constante

Esse tipo de investimento também se destaca por permitir a otimização e atualização constante de todos os softwares e aplicações. Como tudo é feito em ambiente digital, o sistema sempre estará atualizado para oferecer mais proteção.

E isso dispensa a necessidade de um profissional de TI ter que ficar indo até a empresa para verificar se é necessário algum upgrade.

A importância de investir em segurança na nuvem

Hoje os dados são tão valiosos quanto o dinheiro de uma empresa. Inclusive, o roubo de informações pode acabar falindo um empreendimento e até mesmo desencadeando processos jurídicos por conta de informações de terceiros que foram extraviadas.

Logo, investir em tecnologias de proteção em nuvem é essencial para qualquer empreendimento que queira atuar de forma tranquila. Além disso, esse tipo de tecnologia traz mais agilidade para o dia a dia, permitindo que as tarefas sejam executadas de qualquer lugar, mas sempre em segurança.

Ficou com alguma dúvida sobre como usar a segurança na nuvem em seu negócio ou no seu dia a dia? Então entre em contato conosco ou deixe sua pergunta nos comentários que iremos responder.